TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica 2 Semestre Anhanguera

Casos: Atps Quimica 2 Semestre Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1. Introdução 2

2. Etapa 1 3

3. Etapa 3 7

1. Introdução

O alumínio é um metal de grande importância para a nossa sociedade. Sua produção supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Além de ser um material leve, durável, e bonito, o alumínio pode ser reciclado, promovendo economia de energia e colaborando para preservação ambiental.

2. Etapa 1

2.1. Passo 1

• Introdução do alumínio:

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, ele é o metal, mas “novo” usado na escala industrial. O alumínio começou a ser produzido comercialmente a cerca de 150 anos, porem, já era utilizado a milênios antes de cristo.

O minério d o alumínio propriamente o bauxita, qual é construída de um óxido hidratado – Al2 O3 H2O, contando ainda óxido de ferro, sílica, óxido de titânio e pequenas quantidades de outros compostos. O teor de Al2 O3 H2O. Nos minérios utilizados na produção de alumínio, o teor de Al2 O3 varia de 40 a 60%.

O alumínio foi descoberto em 1825, e assim é produzido em grande quantidade que qualquer outro metal não ferroso utilizado na indústria, também é difícil extraí-lo. Prateado, o alumínio é resistente e leve, pouco suscetível à corrosão e totalmente reciclável.

A temperatura na hora da fabricação é essencial para a qualidade das peças. Resistente à corrosão em alguns ambientes comuns incluindo a atmosfera.

Hoje em dia os Estados Unidos e o Canadá, são os maiores produtores de alumínio, o Brasil e a terceira maior reserva de minério do mundo, localizada na região da Amazônia, só perdendo para a Austrália e Guiné.

A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 55% de óxido de alumínio.

• Obtenção do alumínio primário.

O alumínio é feito a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o mediterrâneo, o tropical e o subtropical. A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica. Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em 2004, o Brasil produziu 21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará), a qual tem como principal concessionária a empresa Mineração Rio do Norte. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.

• Alumínio como se faz

O alumínio é um metal maravilhoso, e é utilizado desde portas a aviões, o alumínio tem muitas aplicações, por que é leve forte e resistente a corrosão e a rachaduras.

A fonte de alumínio é a bauxita, onde se encontra em países tropicais. Da bauxita é retirada a alumina que, por meio do processo de redução, é transformada em alumínio. A produção é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bauxita é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxilio de retroescavadeiras.

Antes de iniciar a mineração da bauxita, é necessário ter o cuidado de remover a terra fértil sobre as jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para o futuro trabalho de recomposição do terreno. Este trabalho, que acontece após a extração, é muito importante para a preservação do meio ambiente.

Depois de minerada, a bauxita é transportada para a fábrica, aonde chega ainda em seu estado natural. Lá, é iniciada a primeira de muitas reações químicas. A bauxita é moída e acrescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta. Aquecida sob pressão e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação e filtragem. Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas e a solução restante fica pronta para que dela seja extraída a alumina.

Em equipamentos chamados de precipita dores, a alumina contida na solução é precipitada pelo processo de "cristalização por semente". O material resultante precisa ser lavado e seco por aquecimento. Assim, é obtido o primeiro estágio da produção de alumínio: a alumina, que se apresenta sob a forma de pó branco e refinado, de aspecto semelhante ao açúcar.

Nesta fase, o processo químico denominado Bayer é o mais utilizado. Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.

2.2. Passo2

2.3. Passo 3

Aparência, Leveza, Resistência à corrosão, Propriedades físicas, Propriedades mecânicas Capacidade de conformação, Reciclabilidade.

As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.

É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com