TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de PCCP

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O cenário empresarial está cada vez mais competitivo, assim as empresas andam buscando cada vez mais ferramentas e técnicas para ajudá-las em seus processos e entre essas ferramentas temos Planejamento e Controle da produção.

Essa ferramenta permite otimizar os recursos envolvidos na produção, como mão de obra, matéria prima, e etc para que seja alcançado seu objetivo principal.

No estudo de caso, vamos falar sobre a Black Coffee, que é uma empresa especializada em vendas de grãos de café.

2. ETAPA 1: Planejamento e Controle de Produção (PCP)

O Planejamento e Controle da produção é uma ferramenta que permite decidir sobre a melhor forma de empregar os recursos de produção para que seja atingido o objetivo esperado.

O PCP é o departamento que determina:

• O que vai ser produzido

• Quanto vai ser produzido

• Onde vai ser produzido

• Como vai ser produzido

• Quando vai ser produzir

O planejamento de uma produção na empresa dá as bases necessárias para todas as atividades, fornecendo linhas a serem seguidas para alcançar o objetivo da forma como deve ser. É uma ação muito importante numa empresa para que tudo saia dentro do prazo e com a qualidade necessária.

O PCP possui algumas ferramentas pra auxiliar no controle dentro da empresa, dentro deles temos: o ERP (Enterprise Resosurce Planning) que é um sistema de informação que junta todos os dados e processos da empresa num único sistema. São softwares usados para facilitar e possibilitar o armazenamento de todas as informações dos negócios, o MRP (Materials Requirements Planning) que permite avaliar a quantidade de material que será necessária em um determinado momento, após um tempo surgiu o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que permite que as empresas avaliem as demandas futuras, assim como também a necessidade dos materiais, significa planejamento dos recursos de produção e também temos o FIFO (First In, First Out), onde significa que o primeiro a entrar é o primeiro a sair, com essa ferramenta, a mercadoria é retirada pro ordem de chegada, ou seja, a primeira mercadoria produzida é a primeira que sai.

3. ETAPA 2: Programação da Produção

A programação da produção deve possuir algumas informações: o que produzir, quanto, quando e onde.

A programação da produção tem o objetivo de coordenar e integrar todas as atividades envolvidas no processo da produção, garantir a entrega dos produtos dentro do prazo, executar a melhor seqüência de produção para que o resultado saia como esperado, eficiência e eficácia, evitar gargalos, aproveitar ao máximo a capacidade da empresa, racionalizar a maneira de obter recursos para a produção, estabelecer padrões de controle para que o desempenho seja sempre monitorado e controlado.

Escolhemos como estudo de caso, a empresa Black Coffee, uma empresa especializada na venda de grãos de café.

A empresa possui sistemas de controle para que sua produção seja sempre programada e planejada para que não fique produtos parados. Eles analisam o quanto deve ser produzido através do clima, onde em épocas mais frias as pessoas consomem mais o café, e as empresas do ramo fecham seus contratos por tempo maiores.

A produção de café não é fácil, por isso exige muito planejamento, na empresa essa produção é feita pro mão de obra terceirizada com tarefas divididas entre os funcionários.

A produção deles é executada e planejada da seguinte maneira:

Primeiro, eles analisam o solo para verificar o melhor processo a ser feito para que o custo seja o menor possível, depois o solo é arado, colocado adubo e calcário e depois é marcado e alinhado em covas. O uso de sulcadores aumenta muito o rendimento de abertura da cova, tornando mais barata essa operação.

O plantio é feito durante meses de chuva com o solo úmido. Na colheita é usada uma colheitadeira para colher os frutos.

O despolpamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com