TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuaria

Monografias: Atuaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

Ciência atuária

As Ciências Atuárias estudam e analisam os riscos no que diz respeito à administração de planos de previdências, fundos de pensão e seguros, de forma que isso trata-se da principal função da Atuaria e possui como principal objetivo, a determinação de possibilidades ou probabilidades de acontecimentos que causem prejuízos e perdas no ambiente empresarial de previdências e seguros. Essa ciência surgiu há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população, tais estudos, que tradicionalmente eram destinados para entidades voltadas para aposentadoria e pensões, se estenderam para a área de seguros. No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais frequente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: As questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde e as de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

Para quem a atuária presta serviço

Atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares. No Brasil, os campos de atuação dos atuários são: fundos de pensão, instituições financeiras, companhias de seguros, empresas de capitalização, órgãos oficiais de previdência, entidades de previdência aberta, empresas de assessoria e consultoria atuária, órgãos de fiscalização, auditoria atuarial, planos de saúde e perícia técnica atuarial.

Profissional Atuário

Este profissional é capaz de criar modelos matemáticos para planos de investimentos e amortização, para seguro social e privado; efetuar cálculos de probabilidades de eventos, avaliar riscos, fixar valores de prêmios de seguro ou de indenizações e, ainda, trabalhar em outras áreas, coligadas ao tema risco. O Profissional Atuário também é responsável na definição do nível de economias que cada entidade, tem que por obrigação possuir guardada como garantia para que seja destinada ao pagamento dos seguros acertados e pagos pelos seus clientes. Uma das características do profissional atuário é a Elaboração de Planos e a Avaliação das Provisões Técnicas e Matemáticas das Empresas Privadas de Seguro, de Capitalização, a análise atuarial dos Lucros dos Seguros e das formas de sua distribuição entre os segurados e entre os portadores dos títulos de capitalização. Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos:

- Seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades.

- Previdência: pode trabalhar tanto com a Previdência Social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos.

- Capitalização e investimentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com