TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contábil

Exames: Auditoria Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

A auditoria teve seu maior desenvolvimento apos a Revolução Industrial, que foi um marco para o desenvolvimento dos controles contábeis por meio das demonstrações contábeis.

Diante da afirmativa, elabore um texto explicando quais as necessidades e razões para o início do grande desenvolvimento da auditoria logo apos a Revolução industrial. (Construa sua resposta em aproximadamente 10 linhas.) (2,5 pontos)

A Revolução Industrial, por volta do século XVIII, trouxe o aumento da demanda de capital e a expansão das atividades empresariais, assim demandaram para contabilidade a necessidade de se renovar e especializar as técnicas contábeis para que os auditores conseguissem suprir as novas necessidades das grandes empresas. Diante disso, como forma de oferecer segurança a seus investidores, essas empresas passaram a contratar auditores externos, com objetivo de analisar os balanços anuais. Assim foram criadas algumas leis para regulamentação das contas de grandes empresas e também associações que controlavam o exercício da profissão contábil conferindo títulos a seus associados.

O incremento da produção industrial ao longo dos anos ganhou o mundo, e as sociedades complexas e mais exigentes demandavam a prestação de contas e especialização da auditoria. Dessa forma a profissão de auditor contábil assumiu um papel essencial na certificação da regularidade das demonstrações contábeis.

Questão 2:

Estudamos no material didático da disciplina um elenco de modalidades de auditoria, entre elas, a de Auditoria Contábil. Elabore um texto de aproximadamente 10 linhas, fazendo uma comparação entre a auditoria contábil e todas as demais. (2,5 pontos)

A auditoria contábil consiste na análise das demonstrações contábeis, abrangendo registros e obtendo informações de fontes externas e internas, com objetivo de controle do patrimônio da entidade. Já a auditoria operacional tem foco nas operações, o que permite analisar se estão sendo feitas de acordo com as normas e políticas da empresa. Em relação a auditoria fiscal, a análise também é feita nas operações e demonstrações mas com intenção de verificar se cumpre as exigências previstas na legislação tributária e se os impostos estão sendo recolhidos adequadamente. No caso da auditoria parcial, as verificações são específicas e visam cumprir um objetivo determinado, como apurar grandes erros ou implementar melhorias nos controles internos. Ainda existe a auditoria de certificação que visa obter para uma entidade algum título, como certificação ambiental ou de segurança do trabalho. E a autoria de sistemas verifica a regularidade e confiabilidade dos sistemas de processamento de dados. Dessa forma, a auditoria contábil é a forma mais completa de análise das contas de uma empresa e visa obter a maior quantidade de informações sobre a regularidade e exatidão dos registros.

Questão 3:

Estudamos em nosso material didático sobre os sistemas de controles internos, planejamento e programa de auditoria. Com base nesses estudos, elabore um texto falando da importância dos Controles Internos para a elaboração do Planejamento e do Programa de auditoria. (2,5 pontos)

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com