TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contábil

Ensaios: Auditoria Contábil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

1. Relacione, a seguir, 05 benefícios que a Revolução Industrial trouxe para o aprimoramento da contabilidade e da auditoria. (2,0 pontos)

A Revolução Industrial acarretou novidades no campo da contabilidade, uma vez que definiu um ritmo de crescimento às atividades econômicas, provendo um cenário mais complexo. Neste sentido, a auditoria também se expandiu, uma vez que começou a desenvolver novas formas de atuação, de modo que as sociedades tiveram que passar a demonstrar segurança a seus investidores, obrigação de exame dos balanços auditores, necessidade de prestação de contas por parte das empresas. Isso, fez com que fossem criadas associações, cuja finalidade era controlar o exercício da contabilidade, conferindo maior credibilidade ao trabalho dos auditores. Ainda, tais aprimoramentos da profissão começaram a circular o mundo, visto que vários países estavam passando pela revolução industrial.

2. O controle interno possibilita entendimentos diversos sobre seus conceitos e definição. Formule um conceito próprio de controle interno levando em consideração, os entendimentos de salvaguarda patrimonial, idoneidade, planos, procedimentos e métodos. (2,0 pontos)

Controle interno pode ser entendido como o conjunto de instrumentos e procedimentos realizados pela sociedade de forma a retratar aos usuários, como é mensurado seu patrimônio, a idoneidade dos métodos de verificação dos dados contábeis, com o apontamento da veracidade dos registros, legalidade dos atos praticados, aprimorando as operações empresariais.

3. Na elaboração do planejamento de auditoria, o auditor deve considerar entre outras, os fatores econômicos da entidade. Diante da afirmativa discorra sobre o assunto, descrevendo 02 exemplos para justificar a sua resposta. (2,0 pontos)

A afirmativa acima está correta de forma que o próprio Conselho Federal de Contabilidade, através da aprovação das Normas Profissionais de Auditor Independente, determina que no planejamento da auditoria deve ser estabelecida a estratégia geral dos trabalhos a serem executados. Nesse sentido, o auditor, quando elabora seu planejamento, deve levar em conta a atividade da entidade que será auditada, sua complexidade, de forma a possuir o conhecimento da legislação aplicável, relatórios, pareceres e/ou outros informes que devem ser emitidos. Levando em conta essas premissas, é possível levantar as condições de mercado, de financiamento e políticas governamentais que influenciam as operações da entidade.

4. Considerando a sua importância, discorra sobre relevância e risco de auditoria, abordando as principais características. (2,0 pontos)

Inicialmente, entendendo a premissa da relevância dentro dos trabalhos de auditoria, isto é, considerando que estes serão desenvolvidos com base em amostras, tal premissa serve basicamente para determinar a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos a serem realizados. Esta conceituação está intimamente relacionada com o risco, posto justamente no fato da auditoria emitir uma opinião sobre o todo, apesar dos trabalhos serem realizados sobre uma parte. Assim, a determinação da relevância dentro da base de amostragem é conditio sine qua non para evitar a emissão de opinião tecnicamente inadequada.

5. Estimativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com