TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Contábil

Artigos Científicos: Auditoria Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 5

Leia atentamente os enunciados das questões e responda:

1. Relacione, a seguir, 05 benefícios que a Revolução Industrial trouxe para o aprimoramento da contabilidade e da auditoria. (2,0 pontos)

- Propiciou para a contabilidade e a auditoria, a oportunidade de promover uma evolução sem precedentes, devido ao conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.

- A abundância do capital promoveu, além do incremento da produção industrial através da formação de sociedades cada vez mais complexas e mais exigentes, que necessitavam promover a prestação de contas, um maior nível de especialização na auditoria.

- O volume de produção aumentou extraordinariamente, as populações passaram

a ter acesso a bens industrializados, promovendo um rápido crescimento econômico, alterando completamente a maneira de viver das populações dos países que se industrializaram, tornando as empresas mais complexas e por consequência surgiu a necessidade cada vez maior de certificar a regularidade das demonstrações contábeis, atribuição esta do auditor contábil.

- As empresas começaram a sentir necessidade de demonstrar segurança a seus investidores, que, impossibilitados de acompanhar de perto suas aplicações, passaram a empregar para isso auditores, que foram habilitados legalmente a exercer a profissão de auditor ao pertencerem a associações da classe criadas para tal fim.

- O sistema de auditoria nas indústrias espalhou para outros países e ganhou o mundo, principalmente para o noroeste europeu e para o leste dos Estados Unidos da América.

2. O controle interno possibilita entendimentos diversos sobre seus conceitos e definição. Formule um conceito próprio de controle interno levando em consideração, os entendimentos de salvaguarda patrimonial, idoneidade, planos, procedimentos e métodos. (2,0 pontos)

Controle interno é o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos integrados, com vistas a assegurar que os objetivos da administração pública sejam alcançados, de forma eficiente, eficaz e efetiva.

O controle interno pode ser definido como o planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção. É um processo executado pelo conselho de administração, gerência e todas as pessoas de uma organização, desenhado para fornecer segurança razoável sobre o alcance dos objetivos da empresa, compreendendo:

- eficácia e eficiência operacional;

- mensuração de desempenho e divulgação financeira;

- proteção do patrimônio;

- cumprimento de leis e regulamentações;

- fidedignidade da informação utilizada para o processo decisório e gerencial;

- observação às políticas e diretrizes estabelecidas pela direção.

3. Na elaboração do planejamento de auditoria, o auditor deve considerar entre outras, os fatores econômicos da entidade. Diante da afirmativa discorra sobre o assunto, descrevendo 02 exemplos para justificar a sua resposta. (2,0 pontos)

O auditor independente deve completar o conhecimento do negócio da entidade a ser auditada, deve avaliar os fatores econômicos desta para identificar riscos que possam afetar a continuidade operacional da entidade e para avaliar os impactos nas demonstrações contábeis.

Nos fatores econômicos incluem-se aqueles que tratam das economias nacional e internacional, bem como os específicos para um determinado tipo de empresa. Contrações e expansões econômicas mundiais como a que ainda ocorre em função da crise de 2008, são exemplos típicos deste contexto. As empresas, neste sentido, foram atingidas não apenas pelo nível geral de demanda na economia, mas também em função de aspectos financeiros particulares como taxas de câmbio, taxas de juros, entre outros. Nessa dimensão ainda, há dificuldade em se fazer projeções porque há aqui duas situações: a primeira diz respeito ao fato de que temos de presumir que as condições gerais serão do mesmo tipo e, a segunda, diz respeito ao que se convencionou chamar "descontinuidades", ou seja, mudanças de paradigma.

A possibilidade de se efetuar vendas pela internet é exemplo, bem como a inserção poderosa da China na Organização Mundial do Comércio (OMC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com