TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria Na Saude

Monografias: Auditoria Na Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, os serviços públicos também se adequaram a esta realidade, seguindo a legislação que normatiza o acompanhamento fiscal, o controle e a avaliação técnico-científica, contábil, financeira e patrimonial das ações e serviços de saúde. Em 1999, o Ministério da Saúde reestruturou a nova organização de atividades do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), sendo que as pertinentes ao controle e avaliação passaram à responsabilidade da Secretaria de Assistência à Saúde (SAS) e as referentes à auditoria, ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), órgão integrante da estrutura da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e componente federal do SNA (COHN & ELIAS, 2003; RODRIGUES et al., 2011).

O sistema de saúde suplementar, em todos os seus componentes, como autogestão, cooperativas médicas, medicina de grupo e seguro de saúde, também implantou sistemas de auditorias que se consolidaram necessários a todas as modalidades de assistência de saúde. Atualmente, há um grande número de hospitais, predominantemente privados, que criaram comissões de auditoria para avaliar a organização em áreas internas de controle, contas e finanças, fortalecendo a estrutura em épocas de dificuldades financeiras para os hospitais (URBANI & HAUSER, 1991; RODRIGUES et al., 2011).

Para atuar junto ao sistema de saúde suplementar, o governo brasileiro criou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no País. Portanto, a ANS é o órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde (COHN & ELIAS, 2003; RODRIGUES et al., 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com