TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TRANSCEDÊNCIA DA AUDITORIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Por:   •  2/4/2021  •  Artigo  •  5.677 Palavras (23 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 23

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TRANSCEDÊNCIA DA AUDITORIA NA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Curso: Pós Graduação em Saúde Pública

                                                                       Aluno: Girlene Maria dos Santos

        RESUMO        

A razão da escolha do tema é a sua importância, pois a auditoria hospitalar é um sistema para melhorar o nível de prática hospitalar. A avaliação de todos os aspectos do atendimento ao paciente de acordo com o padrão de atendimento esperado e faça alterações em indivíduos, equipes ou níveis de serviço, se necessário. A nova revisão pode então ser usada para confirmar se a melhoria é eficaz. Portanto, a questão que norteia a pesquisa é compreender a importância da auditoria na saúde pública? Em primeiro lugar, pode-se dizer que a auditoria do sistema de saúde auxilia o SUS a oferecer melhor qualidade na prestação de serviços de saúde à população. Para elevar o nível de gestão pública no Brasil e combater as fraudes no SUS, o setor da saúde necessita de profissionais capacitados, éticos e dedicados como auditores. O objetivo geral do estudo é compreender como as auditorias têm um impacto positivo na qualidade da saúde pública. Os objetivos específicos são definidos como: definir o que é auditoria em saúde; descrever o histórico da auditoria em saúde; analisar as auditorias inseridas no "estado de saúde no Brasil"; discutir a importância da auditoria em saúde. O método de pesquisa será uma bibliografia.

Palavras-chave: Auditoria. Saúde. SUS.  

ABSTRACT

The reason for choosing the topic is its importance, as hospital audit is a system to improve the level of hospital practice. Evaluate all aspects of patient care according to the expected care standard and make changes to individuals, teams or service levels, if necessary. The new review can then be used to confirm that the improvement is effective. Therefore, the question that guides the research is to understand the importance of auditing in public health? First, it can be said that the audit of the health system helps SUS to offer better quality in the provision of health services to the population. To raise the level of public management in Brazil and combat fraud in the SUS, the health sector needs trained, ethical and dedicated professionals as auditors. The general objective of the study is to understand how audits have a positive impact on the quality of public health. The specific objectives are defined as: defining what is a health audit; describe the history of the health audit; analyze the audits inserted in the "health status in Brazil"; discuss the importance of health auditing. The research method will be a bibliography.

Keywords: Audit. Health. SUS.

1. INTRODUÇÃO

A auditoria em saúde é um meio que permite verificar os antecedentes do sistema de saúde, ou seja, a economia, eficiência, eficácia e eficácia da ação, e fazer recomendações por meio de técnicas de avaliação para fazer recomendações no momento adequado dentro da perspectiva geral de gestão. As medidas corretivas, como suporte para o controle social, utilizam dados confiáveis ​​e eficazes para subsidiar programas e fiscalizações, e dão uma importante contribuição. Os auditores têm a responsabilidade de proteger o interesse público, aconselhar os profissionais de saúde que atuam no SUS e orientar os gestores de saúde para garantir a eficácia dos serviços prestados. Por meio de meios técnicos como o estabelecimento de convênios clínicos na área de atenção primária à saúde, a verificação do trabalho e o posicionamento de estratégias para melhorar seus indicadores, a equipe de estudo de caso é utilizada para melhorar a qualidade do atendimento e fornecer aos usuários serviços permanente.

Este tema foi escolhido devido à sua importância, auditoria hospitalar é um sistema que visa melhorar os padrões de funcionamento dos hospitais. Avalie todos os aspectos do atendimento ao paciente de acordo com o padrão de atendimento esperado e faça alterações em indivíduos, equipes ou níveis de serviço, se necessário. A nova revisão pode então ser usada para confirmar que a melhoria é eficaz. Portanto, a questão que norteia o estudo é compreender qual a importância da auditoria na saúde pública? Em primeiro lugar, pode-se dizer que a auditoria do sistema de saúde auxilia o SUS a oferecer melhor qualidade na prestação de serviços de saúde à população. Para elevar o nível de gestão pública no Brasil e combater as fraudes no SUS, o setor saúde necessita de profissionais capacitados, éticos e dedicados como auditores.

O objetivo geral do estudo é compreender como as auditorias têm um impacto positivo na qualidade da saúde pública. Os objetivos específicos são definidos como: definir o que é auditoria em saúde; descrever o histórico da auditoria em saúde; analisar as auditorias inseridas no "estado de saúde no Brasil"; falar sobre a importância da auditoria em saúde; discutir os desafios da auditoria.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1. AUDITÓRIA EM SAÚDE: DEFINIÇÃO

Segundo Aquino (2003), auditoria é um conjunto de técnicas destinadas a verificar a estrutura, o processo, os resultados e a utilização dos recursos financeiros de forma planejada, independente e documentada com base em evidências objetivas e justas para determinar se os achados são consistentes com o estabelecido Os conflitos entre tecnologia, operações e normas legais, ações, serviços e sistemas de saúde são adequados em termos de eficiência, eficácia e efetividade.

Quando as informações obtêm status factual, a auditoria tem um efeito direto na realidade. Tem como objetivos as atividades concluídas, os contratos e as atividades executadas, pelo que tem um caráter fiscalizador. Para Aquino (2003), as atividades de auditoria devem focar apenas na fiscalização das medidas e serviços de higiene do SUS, com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação e da tecnologia. Atualmente, a saúde pública sempre foi alvo de críticas das pessoas e as pessoas geralmente levantam questões diferentes. Esses grupos de pessoas exigem maior eficiência no funcionamento de determinados departamentos e resolvem esses problemas. As pessoas buscaram e programaram inovações estruturais e operacionais. Para atender às expectativas do público. Os cidadãos exigem cada vez mais os direitos da evolução e da civilização e têm inveja disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com