TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Profissional Enfermeiro na Auditoria em Saúde em Busca da Qualidade Assistencial

Por:   •  25/6/2019  •  Monografia  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO (Proposta)

Aluno: Mariana Elias Lopes Dias Sampaio

Turma: P30 BH 09

O Pré-projeto é importante, pois ele ajudará você a identificar e definir o tema, refletir sobre os objetivos, as contribuições e os conceitos envolvidos.

PRÉ-PROJETO (PROPOSTA) DO TCC/ARTIGO

Área de

Descreva a área do curso em que você vai aprofundar seus conhecimentos.

Auditoria em Saúde.

A auditoria serve como uma avaliação formal e sistemática de uma atividade, e que indica se esta ação está sendo realizada dentro dos objetivos propostos.

Com tudo, sabemos que a auditoria pode ser utilizada por várias profissões, dentre elas podemos citar a enfermagem, que se trata de uma parte da contabilidade que objetiva avaliar a eficácia e eficiência do serviço, assim como o controle de bens patrimoniais.

A auditoria de enfermagem é o processo pelo qual é realizada uma avaliação das atividades exercidas pelo profissional, que tratar-se de uma rigorosa investigação da qualidade da assistência oferecida ao paciente.

 

Investigação

Dentro da área escolhida por você, o que lhe provoca curiosidade intelectual e você gostaria de pesquisar? Defina o problema. O problema não deve ser percebido como uma dificuldade, mas como uma indagação a respeito de algum aspecto da realidade. Estas questões são “o quê?”, “qual?”, “quem?”, “de quem?”, “onde?”, “quando?”, “como?”, “por que?” e “em que medida?”.

Quais as principais dificuldades encontradas pelo enfermeiro no processo de auditoria e qual entendimento que o profissional tem do processo?

Justificativa

Explique/justifique a relevância e a pertinência dessa sua escolha, considerando o contexto interno e externo de sua Organização e com base na leitura de textos sobre o tema.

A escolha do tema é justificada, pela experiência profissional e vivência em um setor de auditoria de contas e faturamento de contas, onde podemos avaliar os processos envolvidos em clínicas e hospitais por meio de uma auditoria em serviços de saúde. Isso porque, para executar um bom planejamento, são necessários tempo e o auxílio de uma série de ferramentas. 

De forma geral, a realização de auditorias dentro do ambiente hospitalar tem se destacado como o instrumento de gerenciamento e fiscalização mais apropriado às carências da gestão de informação.

Ao ajudar o gestor a identificar os erros, os exames fazem com que a instituição favoreça o desenvolvimento de metas que levem em conta a qualidade do atendimento, bem como o custo/benefício.

O tema é complexo e está longe de se esgotar. Por isso, é fundamental entender alguns conceitos básicos de como alcançar a qualidade em saúde antes de entrarmos no assunto de auditoria hospitalar.

        

Resultados do Artigo/TCC

O que você vislumbra que será a contribuição de seu Artigo/TCC para a Organização? (resultados concretos)

Os artigos foram analisados individualmente e de maneira sistemática levando em conta o tema abordado O PAPEL DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA AUDITORIA EM SAUDE EM BUSCA DA QUALIDADE NA ASSISTENCIA, onde foi possível evidenciar pontos importantes acerca da  história da auditoria, da atuação na auditoria de enfermagem, auditoria na qualidade da assistência prestada e o papel do enfermeiro na auditoria.

Os estudos revisados mostram uma relação direta entre o processo de auditoria e a qualidade da assistência prestada. Apesar de inicialmente o trabalho em auditoria estar ligada na eficiência nos processos e redução de custos sem prejudicar o cliente. É evidente que o objetivo é a parte financeira, mas ela acaba sendo o resultado dos processos que melhoram o trabalho dos enfermeiros e aperfeiçoa a logística do hospital.

Nessas pesquisas, os autores ressaltam que para que a auditoria seja utilizada de maneira eficaz, é necessário que os profissionais de saúde se conscientizem da importância da utilização da mesma na área da saúde e da qualificação dos profissionais que atuam na auditoria.

Objetivos

Como você traduziria essa contribuição esperada em objetivos a serem perseguidos na elaboração do Artigo/TCC? Lembre-se que os objetivos devem ser precisos e os verbos devem estar no infinitivo. Exemplos: Identificar, Analisar, Avaliar, Propor, Elaborar uma Proposta, Realizar um Levantamento, Implantar/Implementar, Construir um Modelo, Apresentar estratégias, etc...

OBJETIVO PRINCIPAL –

Analisar a importância dos registros para auditoria em enfermagem e observar as dificuldades encontradas pelos Enfermeiros.

OBJETIVOS INTERMEDIÁRIOS –

Descrever a importância dos registros para a enfermagem.

Compreender as ações dos enfermeiros no processo de auditoria em prontuários.

Pontuar as dificuldades encontradas pelo profissional identificando as suas razoes.

Título do Artigo/TCC

Indique um título para o Artigo/TCC que delimite o tema que você está estudando.

O Papel do Profissional Enfermeiro na Auditoria em Saúde em Busca da Qualidade na Assistência

Palavras-chave

Palavras-chave: cite cinco palavras que se refiram aos pontos centrais de seu Artigo/TCC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com