TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 3A Globalização, A Crise Econômica Global E O Surgimento Dos BRICS

Dissertações: Aula 3A Globalização, A Crise Econômica Global E O Surgimento Dos BRICS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  4.711 Visualizações

Página 1 de 3

Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Introdução e Contextualização sobre a Atividade

A globalização é um processo definidor do mundo contemporâneo. É a manifestação explícita daquilo que o geógrafo David Harvey classifica como a compressão do espaço-tempo. A partir dela, aliada ao desenvolvimento tecnológico, o mundo e o que nele se passa ficam ao alcance de um clique. Com ela, porém, emergem problemas de outra ordem, como a precarização do trabalho, o consumo de bens culturais que se tornam “febres” globais, o surgimento das megacorporações e também do capitalismo financeirizado. Compreender minimamente esses fenômenos é abrir passo para dialogar de forma clara com os diversos desafios de nosso tempo.

Passo 1: Pesquise a respeito do fenômeno da globalização, quais são suas definições e como ele se verifica nos campos econômico, cultural e político. Defina em que período começou e como ocorreu sua expansão especificamente no capitalismo contemporâneo. A internet apresenta fontes úteis para esta pesquisa. As referências bibliográficas indicadas no Caderno de Atividades desta aula trazem excelentes aprofundamentos.

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Os antecedentes da tormenta: Origens da crise global. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. VI Cúpula do BRICS. Disponível em: <http://brics6.itamaraty.gov.br/pt_br>. Acesso em: 25 ago.2014.

CHESNAIS, François (Org.) A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2005.

DAMASCENO, Aderbal O. D. et al. Desenvolvimento econômico. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012. (Livro-Texto)

GARCIA, Márcio G. P. O sistema financeiro e a economia brasileira durante a grande crise de 2008. Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Rio de Janeiro: ANBIMA, 2011. 71p. Disponível em: <http://www.anbima.com.br/mostra.aspx/?id=1000001380>. Acesso em: 20 dez. 2014. Se preferir, clique aqui.

SALVO, Mauro. A Inserção das Economias Emergentes no Cenário Político Internacional. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS INTERNACIONAIS – SEBREEI, Integração Regional e Cooperação Sul-Sul no Século XXI, 2012, Porto Alegre. Paper... jun. 2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sebreei/2012/wp-content/uploads/2013/01/Mauro-Salvo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2014.Se preferir, clique aqui.

Passo 2: Pesquise o que é o fenômeno de outsourcing e descubra como grandes marcas globais têm se valido dele para ampliar sua produção e mercados de consumo. Procure identificar os efeitos desse fenômeno para a saúde financeira das empresas, mas também para os trabalhadores de seus países de origem e dos países aonde foram produzir.

Passo 3: Escolha uma empresa como exemplo e pesquise mais detalhadamente como ela se adaptou ao processo de globalização. Faça um estudo de caso. Demonstre como ela se expandiu além de suas fronteiras, como e por que pode ser considerada uma marca global, como sua cadeia de produção e/ou distribuição atua em diversos países, como ela se vincula ao mercado de capitais (todas as empresas globais são vinculadas ao mercado de capitais), qual sua relação com a mão de obra etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com