TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

oordenação: José María Gómez

Descrição: O projeto se propõe analisar as políticas de justiça transicional, aplicadas (ou não) pelos sucessivos governos pós-ditatoriais (1985-2011) em relação às violações perpetradas pelo regime militar (1964-1985) à luz das transformações do contexto internacional (global e regional), das contribuições e interações estratégicas dos principais atores envolvidos e das consequências políticas, jurídicas e sócio-culturais no marco do regime democrático e do Estado de Direito.

Laboratório de Pesquisa dos Países BRICS IRI/PUC-Rio (2010-2012)

Coordenação: Paulo Esteves

Descrição: A proposta de projeto diz respeito ao estudo multidisciplinar dos países BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul – em paralelo com o estabelecimento de um centro dos países BRICS na PUC-Rio. Através de investimentos em infraestruturas física de pesquisa, conformando três instalações: laboratório BRICS, sala multimídia e sala de coordenação, o projeto se propõe a desenvolver pesquisas multidisciplinares sobre os BRICS em áreas consideradas relevantes sob o ponto de vista das possibilidades de incremento de cooperação e de troca de informações entre os cinco países.

Mais informações: http://bricspolicycenter.org/

Emigração e Cosmopolitismo

Coordenação: Carolina Moulin Aguiar

Descrição: O presente projeto de pesquisa procura articular três elementos ao processo global contemporâneo, quais sejam o cosmopolitano, a emergência do emigrante como figura/sujeito político e as conformação de uma possível ordem pós-internacional. A pergunta de pesquisa circunscreve-se aos seguintes termos: Como a emergência da figura do emigrante na política global demonstra as tensões e possibilidades da confluência entre uma ordem pós-internacional e uma ordem cosmopolita? Em que medida as estratégias de controle da emigração pelos Estados de origem e as intervenções politicas de comunidades emigrantes organizadas transnacionalmente indicam as reconfigurações entre autoridade-soberania-território e a potencial conformação de uma cidadania pós-nacional e cosmopolita.

Duração: novembro de 2012 até fevereiro de 2015.

Apoio: FAPERJ.

Observatorio sobre Democracia, Cidadanía y Direchos Humanos en América latina (2010-2014)

Coordenação: José María Gómez

Descrição: O projeto se propõe avaliar o estado e qualidade da democracia e dos direitos de cidadania em sete países latino-americanos (México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil), a partir de uma perspectiva comparada e com foco em uma série de eixos temáticos (violência, desigualdades, institucionalidade, movimentos sociais, corrupção) que organizam o plano de trabalho dos próximos quatro anos.

Apoio: CNPq.

Cooperação Sul-Sul na África: Políticas de inserção do Brasil e da China (2012-2015)

Coordenação: Adriana Erthal Abdenur, em andamento.

Descrição: Ao longo da última década, o papel das chamadas potências emergentes na segurança internacional vem aumentando, inclusive através do engajamento com as novas configurações regionais e trans-regionais (Weiss 2013). Embora as relações Brasil-África se concentrem nos campos econômico e do desenvolvimento, como no caso de outras potências que atuam na África, o Brasil passa a ter uma relevância maior na segurança africana à medida em que os interesses do Brasil no continente se acumulam. Este projeto visa preencher essa lacuna analisando, de forma comparada, as políticas de inserção do Brasil e da China na África Lusófona, e mais especificamente a cooperação oficial que estes países vêm desenvolvendo com o governo de Moçambique.

Apoio: FAPERJ e CNPq.

Os BRICS e as Dinâmicas Internacionais Contemporâneas: uma analise da ação coletiva e das relações intra-bloco nas áreas de segurança, inovação e cooperação do desenvolvimento

Coordenação: Paulo Esteves

Descrição: O projeto diz respeito ao estudo transversal, agregado e comparativo dos países BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Cabe ressaltar a sinergia do projeto proposto com o centro de estudos dos países BRIC instalado no IRI/PUC-Rio (Centro de Estudos e Pesquisas sobre os Países BRICS – BRICS Policy Center). O projeto se propõe a desenvolver pesquisas multidisciplinares sobre os países BRICS, almejando analisar o impacto das práticas desses países sobre as dinâmicas internacionais contemporâneas em 3 áreas de interesse para a cooperação dos cinco países. Essas áreas estão organizadas em três núcleos de pesquisa: a) Cooperação Sul-Sul; b) Sistemas de Inovação; c) Segurança. Os núcleos de pesquisa efetuarão seus trabalhos abordando três impactos das práticas dos países BRICS: a) o impacto das práticas dos BRICS na conformação de uma nova ordem internacional; b) o reforço dos BRICS como um grupo de estados emergentes; c) assimetrias e tensões dentro do grupo BRICS, como resultado das práticas dos países.

Duração: 24 meses a partir de Janeiro 2012.

Apoio: FAPERJ e CNPq.

Os países BRICS na ordem global contemporânea: multilateralismo em transformação

Coordenação: Carlos Frederico da Silva Gama

Descrição: Os países BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – têm logrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com