TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Globalização

É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas; através deste processo, as pessoas trocam ideias e realizam transações como: econômica, social, cultural e política. A globalização foi impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação no final do século XX e início do século XXI em vários países.

 A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

O termo globalização esta em uso crescente desde meados da década de 1980, especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos de globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento; além disso os movimentos ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

As tais chamadas crises econômicas ou crises do capitalismo não possuem um padrão, devido a variedade de causas que as provocam e não possuem uma definição sobre origem das crises; os ciclos econômicos não são exclusividade da economia atual; existiram ciclos econômicos também na época do Brasil colônia por exemplo, no Brasil colônia a economia teve picos de expansão e contração entre os ciclos de: extração do pau-brasil, depois com a cana-de-açúcar, depois com a mineração, com o ciclo da borracha, com o ciclo do cacau, com o ciclo do café, etc. A ocorrência dos ciclos econômicos não dependem do sistema político, nas economias socialistas que existiram no século XX (União SoviéticaRepública Popular da ChinaAlemanha OrientalRepública Popular da PolôniaRepública Soviética da HungriaIugosláviaRomênia socialista, etc) também existiram ciclos de depressão, inclusive na URSS, onde a a última crise acabou com a existência da nação soviética.

BRIC é uma sigla formada pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, analista de mercado do grupo Goldman Sachs (um dos maiores bancos de investimento do mundo), no relatório intitulado Building Better Global Economic Brics. "Ele fez um estudo de previsão de crescimento econômico no mundo para os próximos cinquenta anos, e chegou à conclusão de que justamente essas quatro nações eram as que mais se destacavam", diz André Roberto Martin, professor de Geografia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o documento, dentro das próximas décadas, esses países ocuparão o topo no ranking das maiores economias do mundo. 

Características da Globalização

A globalização efetivou-se no final do século XX após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo ganhou forças na década de 1970 e impulsionou o processo de globalização econômica.

Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais conquistaram novos mercados consumidores, principalmente em países recém saídos do socialismo, a concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear seus preços e estabelecer contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente, e é neste período que entra a utilização da internet, redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com