TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Atividade Adm

Casos: Aula Atividade Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução: Este trabalho tem por objetivo analisar duas empresas de segmentos diferentes, fazendo uma análise comparativa identificando problemas e traçar planos para possíveis soluções, utilizando teorias vistas nas disciplinas ministradas durante o semestre.

EMPRESA 1:

O supermercado Lucena 1, é uma empresa administrada pela família, e segundo os critérios do Sebrae, é de médio porte, atuando no ramo terciário a empresa possui duas filiais situada em bairros diferentes da cidade de Capanema-Pá, e já esta atuando no mercado a 35 anos. Por ser um mercado popular e não atacadista, não possui um banco de dados para cadastro de clientes. A determinação dos preços ocorrem devido a analise dos produtos,, mais as porcentagens das despesas, (manutenção, funcionários, luz, agua e etc...). Normalmente as empresas desse ramo estipulam 40% a mais para cobrir esses custos. Já o supermercado Lucena, coloca apenas 20% pelo fato de o mercado já ser bastante competitivo. Preços mais baixos são seu ponto alto, por ser um supermercado de bairro, a comunicação utilizada são os preços promocionais em gondola, mídia fixa (caixa som e microfone na frente do estabelecimento.), propaganda volante e anuncio na televisão local. A empresa não monitora seus concorrentes,, exceto quando é para comprar uma grande carga de produtos de giro. Normalmente a empresa não utiliza de pesquisa de mercado para identificar a satisfação de clientes. Apenas uma foi realizada no ano de 2009 através de questionários distribuídos em bairros diversos da cidade e apresentou resultados satisfatórios. O principal problema da empresa se dá pela falta de espaço, já que se trata de um supermercado. A solução seria expandir e agrupar suas duas filiais, para não só dar mais conforto aos seus clientes como expandir a variedades de produtos, que é um ponto negativo, pois não se acha muita variedade no local apenas o trivial e as marcas mais conhecidas. O grande conflito nessa empresa, é que pelo fato de ser administrada pela família, eles não aceita abrir mão de suas filiais e seus lucros para expandir, levando em consideração que se houver a expansão, os produtos sofreram alta nos preços, perdendo assim, o maior atrativo que é a oferta de menores preços da cidade. LODI (1998) aponta alguns conflitos de interesses entre família e empresa, destacando quatro problemas frequentes: uso indevido dos recursos da empresa por seus membros falta de sistemas de planejamento financeiro e de apuração de custo e principalmente resistência à modernização o que é o caso da empresa em questão. As estratégias que deveriam ser tomadas em relação a problemática do espaço seria transferir o deposito que fica ao lado do supermercado para ampliar, usando recursos do próprio empreendimento sem que fosse necessário abrir mão das duas filiais administradas pelas duas filhas. Para a empresa deveria fazer um planejamento junto com um profissional para saber se essa solução seria viável financeiramente.

Empresa 2:

A empresa Batista e Cruz, possui seu porte de acordo com o SEBRAE de uma microempresa e atua no setor terciário da cidade de Capanema-Pá, e esta atuando no mercado há três anos.

A farmácia esta localizada em um bairro movimentado da cidade e por esse motivo há um relacionamento mais próximo dos clientes, Segundo ZENONE (2003) Com o mercado inovando todos os dias, surgiu a necessidade de uma forte relação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com