TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EAD

AULA ____

DATA:

______/______/______

VERSÃO:01

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: BIOQUIMICA HUMANA – Aula 1

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: Isabella Silva Rodrigues

MATRÍCULA: 47012959

CURSO: Biomedicina

POLO: Araguari - MG

TEMA DE AULA: ATIVIDADE CATALÍTICA DA AMILASE SALIVAR

RELATÓRIO:

1. Resumo sobre o tema abordado em aula.

Foi revisto sobre a enzima amilase, que é produzida nas glândulas salivares e serve para degradar o carboidrato amido. Repassado brevemente sobre a desnaturação que sofre uma proteína de acordo com o meio que é submetida. E iniciou-se a prática, onde a princípio foi ensinado como realizar uma hidrólise enzimática e outra química e para verificarmos se a temperatura interfere no processo de hidrólise ou não.

Após ser montado as soluções e colocadas nos respectivos tubos, foi colocado o número 1 de ambas as hidrólises no banho de gelo, por um minuto.

Quanto ao tubo 2, foi colocado no banho maria (70°) por 10 minutos, e logo após no banho de gelo. Já o tubo 3, 20 minutos no banho maria (70°) e banho de gelo após.

Voltando ao tubo 1, foi utilizado a solução de lugou 2% para visualização da hidrólise. E explicado que esta solução tem uma concentração de iodo que reage com o amido, formando uma cor esverdeada escura quando encontra o amido. E assim foi com o tubo, ficou verde escuro bem rápido, porém ao passar dos minutos foi clareando, dando a entender que estava ocorrendo sim a degradação do amido.

Com os tubos de número 2 e 3, que foram submetidos a uma temperatura elevada e por mais tempo, ficou um verde bem escuro. Mostrando então que houve modificação. Não houve degradação do amido. Não houve hidrólise. Logo, percebemos que a exposição a temperaturas elevadas altera sim a ocorrência de hidrólise ou não.

2. Materiais utilizados.

- Hidrólise enzimática: 3 ml amilase salivar, 30 ml amido de 1%, três tubos de laboratório, pera de borracha, 5ml de água, banho maria, gelo, lugou, pipeta.

- Hidrólise química: Três tubos de laboratório, 30 ml amido de 1%, 3ml ácido clorídrico, Becker, pera de borracha, 5ml de água, banho maria, gelo, lugou, pipeta.

3. Responda as Perguntas:

  1. Qual a composição do amido?

O amido é um polissacarídeo formado pela união de moléculas de α-glicose da amilose e da amilopectina.

  1. Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise química do amido.

Como acabei de citar na questão (do resumo), o tubo de número 1 que foi apenas refrigerado em banho de gelo, depois de alguns minutos em verde escuro, foi clareando aos poucos. O que deu a entender que estava desfazendo o amido. Causando a hidrólise.  Já o tubo 2 e 3, que sofreram uma alta temperatura por um tempo mais longo, ficaram um verde muito escuro, sem ceder para o claro. Dando a entender que o amido ainda estava presente, sem a ocorrência de hidrólise.

  1. Qual o objetivo do uso de HCl, aquecimento e resfriamento no procedimento da hidrólise química do amido?

A reação com o uso de ácido clorídrico favorece a hidrólise do amido. Desse modo, ao se misturar esses compostos numa reação, produz-se glicose como produto final.

Quanto ao aquecimento e resfriamento tem o objetivo de ver se a solução passa por hidrólise ou não em temperaturas muito altas.

  1. Descreva a sequência de transformações operadas pela amilase na molécula da amilose.

No início da digestão, por exemplo, durante a mastigação é onde libera a enzima alfa- amilase salivar que atua catalisando a hidrólise de algumas ligações do amido na boca, resultando em moléculas menores, comumente conhecidas por oligossacarídeos. (Ela catalisará a hidrólise nas ligações glicosídicas (α1 → 4) da amilose, resultando em maltose, glicose e amilopectina; e das ligações (α1 → 4) da amilopectina, resultando em dextrina, mistura de polissacarídeos.)

E) Comente os resultados obtidos nos tubos 1, 2 e 3 no procedimento da hidrólise enzimática do amido.

Assim como foi comentado na hidrólise química, no vídeo mostra os resultados bem parecidos. Sendo o tubo número 1, apresentando uma leve hidrólise no final. Ficando com uma cor mais clara, dando a entender que estava quebrando o amido. Já os tubos de número 2 e 3, ficaram escuros o tempo todo, mostrando que há presença do amido. Ou seja, não houve a quebra do amido.

F) Explique a relação entre a atividade da amilase salivar, o tempo de incubação da enzima com o amido e a variedade de cores observada no procedimento da hidrólise enzimática do amido. 

4. Conclusão sobre a atividade catalítica da amilase salivar.

Com todo esse processo foi concluído e comprovado que com altas temperaturas há sim uma modificação. Interfere sim na hidrólise. Logo, há importância na padronização de uma solução para verificar a sua concentração.

TEMA DE AULA: REAÇÃO DE SELIWANOFF (REAÇÃO PARA DISTINÇÃO ENTRE ALDOSES E CETOSES)

RELATÓRIO:

  1. Resumo sobre o tema abordado em aula.

Carboidratos são uma biomolécula importante para nossa reserva energética. Dentro destes, encontramos as ALDOSES E CETOSES. As aldoses são carboidratos simples, já as cetoses são monossacarídeos, do grupo cetona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (545.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com