TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Pratica De Fermentação

Artigos Científicos: Aula Pratica De Fermentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  4.486 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da aula prática de fermentação

Na aula prática sobre Respiração Anaeróbia (fermentação) que foi realizada no dia 10/12/2012 uma segunda-feira na turma de Biocombustíveis do 2º ano na disciplina de Microbiologia, que ocorreu sob a orientação do professor Dr. Edélvio de Barros Gomes. A aula teve como objetivo a observação e analise da reação com o Saccharomyces cerevisiae (fungo unicelular utilizado na produção de pães, bolos, pizzas e conhecido como fermento biológico) em condições diferentes. Para esta fosse realizada utilizamos de alguns materiais: água, açúcar, sal, fermento biológico, tubos de ensaio, termômetro entre outros equipamentos que foram necessários.

Respiração anaeróbia é o processo metabólico celular que ocorre em ambientes com ausência de gás oxigênio (O2), a principal forma de respiração anaeróbia, para a produção de ATP, acontece por fermentação. A fermentação consiste na degradação incompleta da glicose em um processo que não depende da presença de oxigênio. Nesse processo cada molécula de glicose é desdobrada em duas de piruvato, um açúcar mais simples.

O piruvato resultante deste processo será transformado em alguma outra substância que pode ser: álcool etílico, ácido láctico ou ácido acético. É isso o que determina o tipo de fermentação que pode ser: alcoólica (produção de pães e cerveja que é feita por fungos), lática (produção de iogurte realizada por bactérias chamadas lactobacilos) e acética (produção de vinagre por ação de bactérias conhecidas como acetobactérias). Além da nova substância (álcool, ácido láctico ou acético) a fermentação tem um saldo final de 2 ATPs.

Na aula observamos que as bexigas que estavam nos tubo 1 SQ (sal + água quente) e tubo 2 SF (sal + água fria) não encheram, isso ocorre porque nos tubos com sal não têm matéria-prima para a fermentação alcoólica do fungo, não existe a liberação de gás carbônico (gás que encheu as bexigas) e do etanol. Já as bexigas que estavam nos tubo 3 AQ (açúcar + água quente) e tubo 4 AF (açúcar + água fria) encheram e mostraram a formação de pequenas bolinhas isso se deve a presença de gás carbônico. O que aconteceu nesses últimos tubos citados foi produto da fermentação alcoólica, onde o açúcar é a molécula matéria-prima que será quebrada e transformada em álcool e gás carbônico.

Temperatura, pH, pressão osmótica (açúcar e sal), contaminação (bactéria e leveduras) são alguns fatores que influenciam no processo de fermentação. E um fator perceptível na experiência realizada foi a temperatura, pois existem temperaturas ideais para que as reações químicas ocorram com maior eficiência, o caso da temperatura elevada possibilitou maior eficiência para os fungos Saccharomyces cervisiae. Como exemplo, temos o tubo 3 AQ que a bexiga encheu e estourou mais rápido devido a sua temperatura está mais alta (50ºC).

Na realização dessa aula prática ficou claro que o que aconteceu naqueles tubos foi fermentação alcoólica, pois a contaminação foi com a Saccharomyces cervisiae e na presença do açúcar houve a produção de gás carbônico. A fermentação alcoólica se destaca pela conversão do substrato açucarado em etanol e outros compostos desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com