TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 03: Uma Gramática Da Literatura Infantil

Monografias: Aula Tema 03: Uma Gramática Da Literatura Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 2

Aula Tema 03: Uma gramática da Literatura Infantil

O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?

Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

A compreensão do fenômeno literário tende a ser marcada por alguns sentidos, alguns marcados de forma mais enfática na história da cultura ocidental, outros diluídos entre os diversos usos que o termo assume nos circuitos de cada sistema literário particular.O fenômeno literário é simultaneamente abstrato e concreto. Abstrato, pois, é feito por ideias, sentimentos, emoções, experiências de várias naturezas. E concreto porque, tais experiências são transformadas em linguagem ou em palavras. Contribuindo assim, com as grandes produções literárias, em forma de mensagem que nos transmitem a curiosidade e o prazer.

O texto literário é aquele que pretende emocionar e que, para isso, emprega a língua com liberdade e beleza, utilizando-se, muitas vezes, do sentido metafórico das palavras.

Por todas as características apontadas, a literatura exerce um papel importante na formação da criança e do adolescente. Mais do que um discurso que veicula valores e comportamentos adequados para a boa convivência social, ela é um espaço de liberdade e criatividade ou seja um estímulo à fantasia.

Portanto, é necessário que o professor, como leitor, compreenda a matéria literária, criando um ambiente agradável e convidativo, mobilizando a expectativa dos alunos.Contudo, ter acesso à boa literatura é dispor de uma formação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura para a formação de leitores críticos e criativos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com