TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 5 E 6 De Literatura

Monografias: Aula Tema 5 E 6 De Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  1.856 Visualizações

Página 1 de 9

Aula tema 5 literatura

Question 1

Sobre os gêneros literários, é correto afirmar sobre suas classificações:

Escolher uma resposta.

a. São constituídos de poesia, prosa, contos e ficção.

b. São constituídos de poesia, ficção e teatro.

c. São constituídos de poesia, contos, sonetos e teatro.

d. São constituídos de poesia, contos e teatro.

e. São constituídos de poesia, sonetos, contos e teatro.

Resposta correta: São constituídos de poesia, ficção e teatro.

Question 2

A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 163 e 164) evidencia no livro-texto que as “formas básicas da ficção, por sua vez, se diversificam em diferentes categorias, dependendo da natureza do tema, da problemática, da intriga, trama, intencionalidade, etc, da matéria ficcional...”. Neste sentido, pode-se compreender que a literatura infantil pertence ao gênero ficção por:

Escolher uma resposta.

a. Expressar uma necessidade psicológica de seus leitores/ouvintes, que podem apreciar situações conhecidas.

b. Expressar momentos com a finalidade de mostrar os valores vividos pelas personagens.

c. Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação.

d. Expressar as atitudes das personagens repetidas intencionalmente para ressaltar os acontecimentos.

e. Expressar a possibilidade de seus leitores/ ouvintes compreenderem a relação com o mundo social.

Resposta correta: Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação.

Question 3

A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 165) esclarece que “Fábula (lat. Fari = falar e Gr. Phaó = dizer, contar algo) é a narrativa (de natureza simbólica) de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade”. Sobre as origens das fábulas, pode-se afirmar que:

I) Nascida no Oriente, a fábula será reinventada no Ocidente pelo grego Esopo (séc. VI a.C.) e aperfeiçoada mais tarde pelo escravo romano Fedro (séc. I a.C.), que a enriqueceu estilisticamente.

II) No século XVI, foi reinventada por La Fontaine a partir do modelo latino e do oriental pelos textos do indiano Pilpay.

III) A partir do século XIX, o racionalismo crescente estabeleceu fronteiras entre as formas literárias, e a fábula passou a ser definida como uma história de animais que “prefiguram” os homens, e que tem como finalidade divertir o leitor e ensinar-lhe uma moralidade.

IV) No séc. XVII, ela foi descoberta e reinventada por Leonardo da Vinci, mas sem grande repercussão fora da Itália e ignorada até bem pouco tempo.

V) A partir do século XIX, o cientificismo crescente vai estabelecer fronteiras entre as formas literárias expressando o cotidiano, e a fábula passou a ser definida como uma história que contempla animais e traz ao final uma questão moral.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.

a. Todas estão corretas.

b. I e III estão corretas.

c. I, III e IV estão corretas.

d. I, II e IV estão corretas.

e. I e V estão corretas.

Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez! Volte ao material relacionado à aula-tema 05 e faça uma nova leitura/ estudo de “Formas Simples”.

Question 4

O conto, tal como surgiu e se desenvolveu desde as origens da tradição popular, se diferencia entre “maravilhoso” e “de fadas”. Sobre o conto de fadas, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Cria recursos estilísticos que tendem a expressar cada vez com mais rigor a realidade objetiva dos fatos, seres, coisas, situações, etc, que entram como fatores constituintes da matéria literária.

b. Corresponde à tendência de se fundir o realismo com a visão fantasista no enredo das produções literárias.

c. Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.

d. Demonstra a tendência do pensamento mágico, expressando a realidade objetiva e a possível realização de sonhos ou ideais das personagens.

e. Cria recursos estilísticos que expressam a visão fantasista do enredo das produções literárias por meio de elementos mágicos.

Resposta correta: Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.

Question 5

A autora Nelly Novaes Coelho evidencia aspectos que deve contemplar o conto. Sobre as características dos contos maravilhosos e contos de fadas, pode-se afirmar que:

I) Há a presença da metamorfose quando príncipes ou princesas, pobres ou plebeus podem ser encantados por algum ente maléfico, transformando-se, geralmente, em animais (leão, rã, corvo, cisne, pássaro, pomba...).

II) O uso de talismãs ou objetos mágicos auxilia as personagens.

III) Há sempre um mistério, um enigma ou um interdito superlativamente forte para ser superado, decifrado ou vencido pelo herói ou heroína.

IV) As histórias contemplam a repetição de números, principalmente 3 e 7.

V) A intervenção mágica muitas vezes se identifica ou se confunde com a providência divina, com o milagre.

Identifique a alternativa que apresenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com