TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 04: A Brinquedoteca Como Espaço De Desenvolvimento Da Criança E Como Estratégia De Diagnóstico E Intervenção Psicopedagógica

Ensaios: Aula-tema 04: A Brinquedoteca Como Espaço De Desenvolvimento Da Criança E Como Estratégia De Diagnóstico E Intervenção Psicopedagógica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre a brincadeira de faz de conta, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Nela, a criança tem a oportunidade de vivenciar situações que, para ela, foram conflituosas, ressignificando-as de acordo com suas necessidades e fantasias. Correto

b. Na verdade, não é uma brincadeira, mas sim a forma pela qual a professora estimula seus alunos para que façam a lição de casa.

c. É uma forma interessante para que a criança passe o tempo, sem que tenha algum significado para o seu desenvolvimento.

d. Como o próprio nome indica, a criança deve fazer de conta que está brincando, quando na realidade não está se ocupando com nada.

e. É um jogo de regras, no qual as crianças precisam mentir para que possam atingir o objetivo do jogo.

Resposta correta: Nela, a criança tem a oportunidade de vivenciar situações que, para ela, foram conflituosas, ressignificando-as de acordo com suas necessidades e fantasias.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta correta. A brincadeira de faz de conta, ou jogo simbólico, permite à criança extravasar suas emoções, auxiliando seu comportamento afetivo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Analisando a importância das brincadeiras e dos jogos como promotores de desenvolvimento da criança, considere as alternativas a seguir:

I. Ao brincar, a criança realiza uma atividade altamente formadora, que lhe possibilita interagir com o meio e desenvolver suas habilidades relacionais e de pensamento.

II. Os jogos de exercício são as brincadeiras repetitivas, em que o objetivo da criança é dominar as qualidades do novo brinquedo.

III. Os jogos de exercício são aqueles que a professora realiza em classe quando os alunos fazem exercícios de matemática.

Estão corretas somente as alternativas:

Escolher uma resposta.

a. I e II. Correto

b. I, II e III.

c. Nenhuma das alternativas está correta.

d. I e III.

e. II e III.

Resposta correta: I e II.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta correta, estão certas as afirmações I e II. Os jogos de exercício são aqueles com que a criança brinca até aproximadamente dois anos de idade, com o objetivo de conhecer as propriedades do brinquedo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Sobre o significado dos jogos infantis, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Não se pode considerar que os jogos sejam importantes, porque estão situados em um período em que a criança ainda é muito pequena.

b. Os jogos infantis são importantes porque favorecem a comércio de brinquedos.

c. Os jogos infantis são importantes porque preenchem o tempo ocioso das crianças.

d. Os jogos infantis são importantes porque a criança pode romper com as convenções sociais, reproduzindo o que lhe causou maior impressão na vida. Correto

e. Não existem jogos infantis porque a criança não é capaz de seguir regras.

Resposta correta: Os jogos infantis são importantes porque a criança pode romper com as convenções sociais, reproduzindo o que lhe causou maior impressão na vida.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta correta! Os jogos infantis são importantes porque permitem à criança expressar desejos ou angústias, reproduzindo situações traumáticas, além de possibilitarem que ela viva diferentes papéis, extravasando, assim, suas emoções.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

O diagnóstico de uma dificuldade de aprendizagem pode ser realizado por meio de intervenções e da observação de um educador no espaço de uma brinquedoteca. Nesses termos, considere as afirmações a seguir:

I. O diagnóstico realizado em uma brinquedoteca prevê que o educador que nela atua tenha conhecimentos de psicologia, pedagogia e sociologia.

II. Não é necessário que o profissional tenha formação para atuar em uma brinquedoteca, basta gostar de trabalhar com crianças.

III. O educador deve reconhecer na criança a normalidade de seu processo de desenvolvimento e compreender o modo como ela estabelece relações com o mundo que a cerca.

Estão corretas somente as alternativas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com