TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoclave

Trabalho Universitário: Autoclave. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Esse relatório se trata do procedimento realizado para eliminar todos os microrganismos presente em qualquer material, biológico ou não, onde o aparelho utilizado é a autoclave, que vai esterilizar os materiais, submetendo-os a uma elevada pressão, por um determinado tempo.

INTRODUÇÃO

Em um laboratório clínico, devemos tratar qualquer amostra biológica como potencialmente infectante, e antes de descartar qualquer amostra, devemos retirar todos os microrganismos presentes nela, e a autoclave é um aparelho que vai esterilizar o material, por meio da alta temperatura em um tempo necessário para matar os microrganismos. Quando a amostra é considerada limpa, ela é autoclavada por 15 minutos, e quando a amostra é considerada contaminada ela é autoclavada por 30 minutos. No experimento realizado, foi autoclavado placas de Petri, as que foram utilizadas no teste de ubiquidade, e uma placa de Petri de vidro, ambas contendo ágar em suas composições.

OBJETIVO

O objetivo dessa prática era esterilizar com eficiência as placas de Petri, para que ela esteja isenta de microrganismos e possa ser descartada no lixo biológico, ou ser reutilizado (isso depende do que for ser autoclavado).

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiro pegamos as placas de Petri de plástico e colocamos dentro do saco plástico próprio para a autoclavação. Logo após fechamos o saco e lacramos com a fita bowi-dick, uma fita própria para autoclavação, quando o material é esterilizado essa fita fica com um traço preto, que significa que o material foi esterilizado. Com a parte de cima do saco plástico colocamos a placa de Petri de vidro, fechamos e lacramos com a fita. Deve separar as placas de Petri de plástico das placas de Petri de vidro porque o plástico derrete, e se colar no vidro, fica mais difícil de separar o material.

Após preparar o material para ser esterilizado, preparamos a autoclave. Observamos a voltagem para não ligar a autoclave em uma tomada errada. Colocamos água normal (é recomendado utilizar a água destilada ou deionizada) até o nível da cruzeta, que é um suporte para o cesto da autoclave. Após colocar a água, colocamos o cesto com os materiais dentro, fechamos a autoclave em cruz (para obter uma segurança maior), colocamo-la no nível máximo e com a válvula aberta (para sair os gases presentes na autoclave). Quando começou a pingar algumas gotas de água, fechamos a válvula. Logo após fechar a válvula, o manômetro começa a indicar que a temperatura está subindo. Quando a temperatura chega a 121º C deve-se mudar o nível da autoclave para o nível médio, e começar a marcar o tempo. Como o material que foi para a autoclave era contamina

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »