TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoclaves

Tese: Autoclaves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

A autoclave

A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microorganismos.

A autoclave é formada por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal, onde geralmente fica a resistência que aquecerá a água (A). Possui uma tampa que apresenta parafusos de orelhas (B) e permite fechá-la hermeticamente. Em cima da tampa estão a válvulas de segurança e de ar (C). Apresenta também uma chave de comando para controlar temperatura (D) e um registro indicador de temperatura e pressão (E)

Ciclos de Esterilização

Os processos de esterilização de alimentos variam no tipo de recipiente no qual o alimento é colocado. Note-se que um processo de esterilização de alimentos é sempre na embalagem utilização final e completa.

Basicamente, existem três processos diferentes:

1 - De água-cheia. Isto é, quando os meios de transmissão de calor para a água de produto só é aquecida pela sobrepressão. Neste caso, a câmara de trabalho é completamente preenchida com água. Este processo é adequado para esterilizar todos os recipientes adequados para processos deesterilização.

2 - De Spray. A câmara é preenchido apenas pela quantidade de água necessária para produzir um spray sobre o produto. Este processo pode não ser adequado para os produtos que necessitam de rotação dentro da câmara de esterilização.

3 - Steam. A câmara que contém vapor como meio de transmissão de calor e pressão não será possível. Este processo é útil para os recipientes fechados latas ou garrafas de bom enchimento.

4 - Resfriamento: Em todos os casos, o processo termina com a entrada de água para resfriar o produto. Isto é essencial para o controle da pressão adequada para evitar a ruptura e deformação das embalagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com