TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automoção Da Manufatura

Artigos Científicos: Automoção Da Manufatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

1) O que é um sensor?

Trata-se de transdutor que altera a sua característica física interna devido a um fenômeno físico externo – presença ou não de luz, som, gás, campo elétrico, campo magnético entre outros.

2) Qual a diferença entre um sensor analógico e um sensor discreto?

Sensor Analógico: aquele que assume determinado valor compreendido dentro de uma escala; como por exemplo: o valor da pressão indicando em um manômetro, o valor da tensão indicado em um voltímetro e o valor da temperatura indicado em um termômetro

Sensor Discreto: aquele que controla variáveis lógicas ou booleanas (sinais binários – sinal digital que pode assumir somente dois valores na escala, 0 ou 1). Nesse caso, os mais empregados são os sensores de proximidade, usados, em geral, para detectar a presença de objetos, podem ser mecânicos, ópticos, indutivos e capacitativos.

Produz uma saída que pode ter somente determinados valores, costumam ser divididos em duas categorias: binários e digitais.

3) Qual a diferença entre um sensor ativo e um sensor passivo?

Sensor Ativo: Responde ao estímulo sem a necessidade de energia externa, exemplo é o termopar, que responde ao aumento de temperatura gerando uma pequena voltagem (na escala de milivolt) que está funcionalmente relacionada à temperatura (no funcionamento ideal, sua voltagem é diretamente proporcional à temperatura)

Sensor Passivo: Requer uma fonte externa de energia para operar, como é o caso do termistor. Ele também mede temperatura, mas sua operação requer que uma corrente elétrica passe por ele. À medida que a temperatura aumenta, a resistência elétrica do termistor se altera. A resistência pode ser medida e novamente relacionada à temperatura. Podemos concluir então que a diferença entre os sensores é que o Ativo não necessita de energia externa para operar e o Passivo necessita.

4) O que é um atuador?

Trata-se de um dispositivo de hardware que converte um sinal de comando de controlador em uma mudança em um parâmetro físico. Essa mudança normalmente é mecânica, tal como uma alteração de posição ou velocidade.

5) O que é um contador de pulsos?

Trata-se de um dispositivo utilizado, para converter uma série de pulsos (chamado trem de pulsos) em um valor digital que é, então passado ao computador por um canal de entrada. O tipo mais comum de contador de pulsos é aquele que conta pulsos elétricos.

6) Quais as características de sensores ópticos?

São elas:

 São insensíveis a vibrações e a choques;

 Oferecem muitas possibilidades de configuração;

 Requerem sempre alinhamento;

 Podem ser blindados para uso em ambientes com alto grau de luminosidade (no setor de soldagem, por exemplo);

 Não necessitam/ requerem contato mecânico para sensoriamento;

 Não possuem partes móveis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com