TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auxilio Para Resumo Direito E Legislação - Aula Tema 02 - Ativ. Auto Desenvolvimento

Artigo: Auxilio Para Resumo Direito E Legislação - Aula Tema 02 - Ativ. Auto Desenvolvimento. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo e sim pelos próprios parlamentares, ou seja, seria eleito por pessoas conscientes e que não seria comprado por projetos sociais que no Brasil tem o único objetivo de fazer política!

No presidencialismo o mandato é quase inexpugnável...! Se o presidente é ruim, tem de aguentá-lo até o fim. Só se houver maracutaias muito grandes (mas nem assim... Basta ver os casos do mensalão e outros).Só que há um "pequeno" detalhe : os políticos brasileiro não gostam do sistema, já que coloca os seus mandatos à disposição das marés políticas. O pessoal por aqui prefere um mandato ruim, mas na íntegra, que uma situação que possa remové-lo em caso de mau serviço. O pessoal não gosta de correr riscos....

O sitema presidencialista foi inspirado no Monarquia Absolutista, onde o rei detinha plenos poderes de mando, e realmente acontece que é uma "ditadura" com tempo determinando, submetendo o legislativo aos mandos do poder Executivo. Pode não parecer ,porque temos a impressão que os parlamentares fazem o que querem e não trabalham,mas a questão é que eles deveriam editar e propor as leis mas se voce perceber bem, quem normamente faz isso é o Executivo, então se os impostos estão altos, se o salário está baixo, é tudo proposto pelo executivo,que devia administrar a máquina pública e não ficar editando leis.

O sistema parlamentarista ao contrário torna o Executivo e o Legislativo muito dependentes um do outro., o que faz com que os dois precisem sempre andar juntos para que o governo seja governável pois existe sempre uma dependência grande do primeiro- ministro com a maioria do congresso. Sendo que o congresso depende da opnião popular para permanecer, tornando tudo mais flexível e fazendo com que os políticos andem na linha.Por isso se diz que o parlamentarismo aproxima o povo do governo, pq o povo exerce muito mais influência porque a qualquer momento o congresso pode ser dissolvido.

É verdade que teve o plebiscito pra definir entre presidencialista e parlamentarista, mas houve uma campanha do poder Executivo se colocando contra o parlamentarismo e o povo foi e votou no presidencialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com