TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ala 3

Trabalho Universitário: Ava Ala 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  2.513 Visualizações

Página 1 de 5

© DIREITOS RESERVADOS

1

Atividade Colaborativa

Disciplina: Tecnologias de Gestão

No Brasil, de cada 100 empresas abertas, 24 deixam de existir antes de completar dois anos de existência. Este alto índice de mortalidade de empresas é explicado por uma série de fatores: burocracia, impostos exagerados, desinformação e falta de visão empresarial. Entram, também, outros fatores, entre eles, o desconhecimento de ferramentas de gestão por parte do novo empreendedor.

Considere que você trabalha para uma fundação que auxilia novas empresas que estão apresentando problemas de gestão. O suporte funciona da seguinte maneira: a empresa conveniada envia o relato de um projeto importante em que está envolvida ou das dificuldades de gestão que está enfrentando. Você analisa a situação, emprega ferramentas para tratar o assunto e gera um relatório, que é enviado de volta com recomendações e sugestões.

Temos duas empresas para conhecer e socorrer: uma rede de lojas de brinquedos, a TOYS ARE US; e uma tradicional pizzaria de bairro, a TOTONNO’S.

EMPRESA 1: Rede Varejista TOYS ARE US.

Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Toys_R_Us_sg.JPG>.

Acesso em: 14 ago. 2014.

A empresa TOYS ARE US dedica-se ao ramo varejista de comércio de brinquedos. É uma rede de lojas de perfil popular e mantida à moda antiga. Controle de fornecedores, de entregas, de compras... tudo é anotado em velhos computadores que não estão ligados em rede ou, então, pior, as anotações são feitas em velhos cadernos. Como resultado, há pouco controle sobre as informações

Atividade Colaborativa

© DIREITOS RESERVADOS

2

essenciais e sobre o próprio negócio. A novidade é que toda a rede de lojas acaba de ser vendida, e os novos proprietários anseiam por modernizar a gestão da empresa. Entre as aspirações dos novos proprietários está melhorar o controle dos produtos em estoque, negociar eficientemente com fornecedores e saber com clareza qual o perfil de seus clientes. Pensa-se em instalar sistemas de informações gerenciais, mas este é um assunto nebuloso para a empresa, não há muita clareza sobre o que isso significa.

EMPRESA 2: PIZZARIA TOTONNO’S.

Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Totonno%27s_Pizzeria.jpg>.

Acesso em: 14 ago. 2014.

A pizzaria TOTONNO’S funciona há décadas no mesmo lugar e tem um público bastante fiel. O atual proprietário, bisneto do fundador, sonha em aplicar estratégias novas para finalmente alavancar o negócio e abrir filiais. Ele sabe que existem ferramentas interessantes que podem modernizar o negócio sem gastar muito. Sabe, também, que, para fazer o negócio crescer, é preciso definir objetivos claros, estabelecer ações, planejar a execução e acompanhar o processo. Mas, afinal, existe uma ferramenta que possibilite isso? Por onde começar?

Atividade:

Diante deste cenário, sua atividade será aplicar técnicas, conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos para apoiar o sucesso dos projetos da rede TOYS ARE US e da pizzaria TOTONNO’S, por meio de um relatório.

Atividade Colaborativa

© DIREITOS RESERVADOS

3

Vamos aos passos!

Passo 1. Para dar suporte à loja TOYS ARE US e à pizzaria TOTONNO’S, você deve conhecer e compreender as ferramentas de gestão, bem como entender as razões que cercam o fracasso das empresas. Para tanto:

1. Retome o conteúdo da disciplina Tecnologias de Gestão, disponibilizado no AVA, para se preparar para lidar com as operações de apoio e salvamento a empresas. Você deve se atentar, especificamente, aos seguintes aspectos:

 Nas Aulas 4, 5 e 6, procure retomar os fundamentos sobre gestão de projetos: cronogramas, recursos e custos de um projeto, bem como benchmarking e data mining.

 Nas Aulas 7 e 8, estude com atenção os sistemas de informações gerenciais.

Dica: Sempre que necessário, você pode consultar o Livro-Texto da disciplina:

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moisés M. (Orgs.) Tecnologias e Ferramentas de Gestão. Campinas: Alínea, 2008.

2. Leia os artigos que discutem os fatores relacionados à sobrevivência das empresas. Lembre-se de que, quando lidamos com as realidades das empresas, informação nunca é demais.

 DONATO, José Varela. Fatores de sobrevivência de novas empresas. Banco do Nordeste – Informe ETENE, Ano V, n. 4, mar. 2011. Disponível em: <http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/etene/etene/docs/iis_ano5_n4_fatores_sobrevivencia_novas_empresas.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2014. Se preferir, clique aqui.

Atividade Colaborativa

© DIREITOS RESERVADOS

4

 AUTRAN, Maria Paula. Muitas empresas fracassam por que não pensam direito na estratégia antes de abrir – Entrevista com Cynthia Mongomery. Folha de São Paulo, 5 out. 2012. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/70225-muitas-empresas-fracassam-por-que-nao-pensam-direito-na-estrategia-antes-de-abrir.shtml>. Acesso em: 14 ago. 2014. Se preferir, clique aqui.

Passo 2. Agora é o momento de trocar ideias com os colegas de grupo, de compartilhar e discutir as leituras e análises de cada um. Cabe aprofundar as reflexões para a busca de soluções para os problemas das duas empresas:

1. Em espírito de brainstorming, discuta com seus colegas de grupo quais ferramentas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com