TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA ATIVIDADE COLABORATIVA AULA 7

Monografias: AVA ATIVIDADE COLABORATIVA AULA 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1.

Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho, considerando o contexto brasileiro e, mais especificamente, a região em que se vive.

O mundo passou por uma grande evolução tecnológica nas últimas décadas, o que acabou gerando a globalização, resultando no desenvolvimento de novas áreas tecnológicas, tornando o mercado de trabalho mais competitivo, tanto na nossa região quanto no resto do Brasil, onde se não nos atualizarmos constantemente, ficamos despreparados até mesmo pra ocupar os mais modestos cargos. Para as empresas também houve grandes avanços, com a preocupação da Sustentabilidade, hoje se preocupar com a degradação causada por elas é mais que uma obrigação, se trata de consciência social. Atos individuais também devem ser tomados dentro da empresa, como utilizar o mesmo copo durante todo o dia, evitando desperdício de papel e materiais, fazendo nossa parte para planeta sustentável.

Todos os dias inúmeras novas oportunidades de emprego são oferecidas na nossa região, o que é visto em toda a parte através de anúncios de vagas disponíveis o que está em falta são profissionais qualificados para suprir essa demanda.

Quais são as principais tendências e oportunidades que se apresentam como positivas para os universitários de hoje.

Atualmente o perfil do trabalhador é mais intelectual e menos braçal e há novas exigências, como criatividade, educação, espirito empreendedor e proatividade. O mercado oferece cada vez menos estabilidade e existe diferentes formas de trabalho, como terceirizados, por projetos, à distância, tempo parcial, temporário, sazonal e home-office. O mercado de trabalho indica hoje algumas áreas que estão em alta, como a nanotecnologia, biotecnologia, sustentabilidade e agronegócio, também faz surgir cargos antes inimagináveis, entre eles corretor de cabelos, psicólogo de animais e marido de aluguel. Novas ocupações, como administrador de comunidade virtual, designer e planejador de games, gestor de patrocínios e especialista em ensino à distância, surgiram através do avanço tecnológico.

Quais são os principais desafios que se apresentam aos profissionais recém-formados no futuro, para que possam atuar profissionalmente.

A inserção no mercado de trabalho exige o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo de diversas habilidades, como marketing pessoal, vestimenta adequada, asseio, boa etiqueta, ética nos negócios e o networking sempre atualizado. Podemos identificar como principais desafios a serem enfrentados pelos profissionais recém-formados, a experiência profissional exigida como critério para contratação na grande maioria das empresas, as atualizações constantes que esse candidato deve se submeter. Outro desafio é manter-se empregado, já que essas exigências tornam cada vez mais comum a competitividade nas diversas áreas oferecidas.

Como os universitários de hoje podem se preparar para aproveitar as tendências percebidas.

Desenvolvendo uma comunicação adequada e planejamento pessoal, além de investir esforços na elaboração de um bom currículo, demonstrando suas principais habilidades, conquistas e experiências, sempre atualizado, escrito de forma correta e bem distribuída.

Conhecimentos da realidade da área pretendida e atualização constante sobre a profissão são diferenciais importantes. Encontrar uma colocação no mercado de trabalho não é fácil e devemos ter em mente que estamos oferecendo nossos serviços e não "implorando por uma vaga", pois a autoimagem positiva é percebida por todos.

Passo 2.

Conclusão Geral

No decorrer da disciplina vários temas foram abordados, com o intuito de capacitar e ampliar o autoconhecimento, autoanálise e análise das situações à nossa volta.

Vimos que visão de mundo é a denominação da maneira como vemos o mundo à nossa volta, baseado nos conceitos que temos de valores econômicos, étnicos, emocionais e espirituais. Essa visão nos ajuda a tomar decisões e responder constantemente às necessidades, baseando-se no modo como percebemos a realidade, incluindo valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas.

Há dois tipos de visões: a mecanicista e a sistêmica. Cada indivíduo tem a sua e não se pode dizer que há uma visão melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade. A visão de mundo vem se modificando através dos tempos e das mudanças causadas pelo avanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com