TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Autodesenvolvimento

Dissertações: Ava Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Porquinho deficiente volta a andar

Animal seria sacrificado devido a um problema físico, mas acabou sendo doado como pet a um orfanato depois da milagrosa recuperação.

A história desse porquinho poderia ser tema de um filme de superação. O animal nasceu com uma deficiência nas patas traseiras que o impedia de andar e acabaria sendo sacrificado em breve. Na fazenda onde nasceu, no Colorado, Estados Unidos, Amanda Kopp, dona do animal, decidiu poupar a vida do bichinho na última hora, e poucas semanas mais tarde, o suíno passou a andar.

Toda a recuperação do pequeno foi acompanhada por sua dona, que em entrevista ao jornal britânico Daily Mail contou que a mãe do porquinho recusava-se a deixá-lo desistir e o incentivava a levantar, erguendo-o com o focinho. Não satisfeita, a mamãe coruja encorajava seu filhote a andar mesmo quando ele desistia, usando a boca para colocá-lo em pé. "Era emocionante ver o empenho do porquinho que até se cansava de tanto tentar".

Amanda contou à publicação que a mãe do animal parecia consciente da situação do pequeno e grunhia como se dissesse "Vamos, levante, eu sei que você pode conseguir". Para a alegria de sua dona, milagrosamente, o pequeno finalmente deu seus primeiros passos. E com o objetivo de servir de exemplo de superação para crianças carentes, o porquinho foi doado a um orfanato na Suazilândia, na África, onde será o mais novo bichinho de estimação de crianças que passaram por problemas e abusos.

Analise

Primeiro Parágrafo:

A palavra animal está ligada ao termo anafórico, para não repetir a palavra “porquinho”, foi utilizado o mecanismo linguístico lexical. Em sequência ocorre uma relação de contra junção usada pela palavra, MAS.

Segundo Parágrafo:

Neste parágrafo, contém novamente o mecanismo lexical “desse porquinho”, pois tem pronome demonstrativo seguido de um nome, além de:

Expressão nominal (artigo acompanhado de nome), “o animal nasceu, esta estabelecendo o mesmo sentido pelo todo, com “desse porquinho”,

Anáfora, em “o impedia”, retoma ao grupo nominal referente ao “animal”,

Substantivo gramatical usada em “na fazenda onde nasceu”,

Ocorre um conector nas duas ultimas orações dando a entender progressão e posterioridade, em “poupar a vida do bichinho”.

Ocorre uma Correferência, pois “suíno” refere-se à mesma entidade do “bichinho”.

Terceiro Parágrafo:

Pelos aspectos já vistos anteriormente (porquinho, animal, bichinho e suíno), a palavra “pequeno” utilizado refere-se á anáfora, ou seja, uma repetição.

A palavra “deixa-lo” no contexto é o termo referente ao grupo nominal “do porquinho”, e a palavra “erguendo-o” refere-se ao porquinho.

Em “filhote” utilizado no texto como uma reafirmação das ideias nas orações a “mãe coruja a mãe coruja encorajava seu filhote a andar mesmo quando ele desistia” e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com