TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Autodesenvolvimento

Trabalho Escolar: Ava Autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

A sustentabilidade tem a ver com a relação do homem com a Terra (o planeta) em todas as suas dimensões. O ser humano retira da terra os recursos naturais para a sua condição de vida, seja para alimentação, como para produção dos bens, dos equipamentos e edificações que utiliza na sua vida cotidiana, ou para produzir os insumos intermediários ou as fontes de energia. Devolve parte desses recursos sob a forma de resíduos, rejeitos, dejetos e outros.

Altera as condições naturais para criar condições de mobilidade ou acessibilidade, ou ainda para instalar as suas moradias e unidades produtivas. Ao alterar as condições naturais provoca efeitos que não são apenas locais, mas podem ser regionais, como no caso das águas poluidas pelos resíduos, como mundiais ao alterar as condições climáticas da terra.A natureza tem capacidade de regeneração o que, no entanto, leva anos ou séculos. Acelerando as mudanças na natureza o ser humano piora as condições ambientais que afetam a sua qualidade de vida.

Se as gerações atuais, em grande parte, podem contar com água potável abundante, as gerações futuras poderão não contar com a mesma, que ficará escassa, consequentemente mais caro e inacessível aos mais pobres. O Desenvolvimento Sustentável tem por objetivo atender às gerações atuais, porém sob controle, para que esse atendimento atual não venha a comprometer o atendimento às gerações futuras. Mais do que ações governamentais o desenvolvimento sustentável depende do comportamento de cada uma das pessoas, seja na produção, como no consumo. O principal pilar do desenvolvimento sustentável está no comportamento humano. Para a implantação de sustentabilidade nos país como um todo,será necessario que o ser humano reveja seus conceitos de “LIXO”.O ser humano deve ter outro olhar ao que se refere a isto,pois enquanto não mudarmos o conceito de que algumas coisa podem sim serem reutilizadas,economizadas não deixaremos para as futuras gerações,um planeta saudavel.

1. Economizar água é algo essencial!

2. .Respeitar a Terra e não poluir

3. Dar preferência aos produtos orgânicos, que são saudáveis e não agridem o solo com agrotóxicos;

4. Não contribua com a extinção da fauna e flora silvestre!

5. Sempre que encontrar locais onde a coleta seletiva estiver implantada, colabore: separe o lixo nos respectivos coletores e faça sua parte ajudando na reciclagem.

6. Se você tem carro, use-o racionalmente: incentive a carona solidária, vá caminhando até lugares mais próximos e não permita a incineração de pneus, procure reciclá-los.

7. Conheça mais sobre a área ambiental do seu bairro

8. Diminua o uso de embalagens;

9. Substitua suas lâmpadas por modelos mais econômicos, como as de LED e fluorescentes.

10. Reutilize papeis com espaços em branco para rascunho ou reimpressões

11. Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Preciclar, Reeducar e Replanejar.

Desenvolvimento

Como aplicar a sustentabilidade em casa? Como reduzir algo tão “estranho” e “intangível” para a maioria das pessoas como as emissões de carbono e os danos provocados, pelo nosso modo de vida, ao meio ambiente?

Tão incrível como os próprios conceitos da sustentabilidade, essa aplicação revelou-se espantosamente simples e estava ao alcance de qualquer pessoa de qualquer classe social. E, o mais surpreendente; é que sequer representava uma dificuldade de vida ou uma alteração muito traumática no modo de vida de cada uma das famílias interessadas nas “boas novas” da sustentabilidade.

As “novas atitudes”, atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com