TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Biofisica

Artigo: Ava Biofisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  300 Visualizações

A lombalgia pode ser considerada como um dos principais fatores que levam à diminuição da capacidade funcional do ser humano. Sendo uma disfunção frequente nas pessoas, ocasiona a diminuição da qualidade de vida, produtividade e incapacidade funcional.

No caso apresentado na proposta o paciente relatou sintomas de dor na região lombar devido ao excessivo trabalho, postura errada, frio noturno, estresse e cansaço. Porem existe outros sintomas que podem diagnostica, ou causar lombalgia. São eles: obesidade, sedentarismo, postura corporal incorreta, levantamento de peso excessivo, traumatismo na região lombar, podendo ser ocasionada por várias doenças como inflamações pélvicas, artrose, osteoporose, entre outras. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.

É importante para o profissional considerar aspectos da vida, da percepção pessoal, socioeconômica e cultural das pessoas no processo saúde/doença buscando uma atuação mais integral e menos objetiva.

É preciso dar as mãos aos sujeitos que recorrem aos serviços de saúde, para que juntos (profissionais de saúde e comunidade) possam encontrar um caminho para a melhora. Faz-se necessário abandonar a atitude simplista e acomodada que resume a lombalgia como um problema biológico que acomete a maioria da população. É preciso considerar o entendimento de quem convive com a lombalgia, respeitando a sua posição e estimulando a busca conjunta por uma terapêutica eficaz, conciliando as interpretações a respeito do problema. (Karine Muniz PolizelliI; Silvana Nair LeiteII )

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com