TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Biofísica (1, 2, 3 E 4)

Ensaios: Ava Biofísica (1, 2, 3 E 4). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 14

Biofísica - Aula 1

Questão1

A despolarização é a diminuição da diferença de potencial elétrico entre a superfície INTERNA e EXTERNA da membrana celular, havendo a passagem de íons do pólo POSITIVO para o NEGATIVO. Na despolarização, o íon SÓDIO entra na célula através da abertura de canais de sódio da membrana celular, desencadeando o potencial de ação da célula.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. inicial; final; positivo; negativo; sódio.

b. externa; interna; negativo; positivo; potássio.

c. anterior; posterior; negativo; positivo; sódio.

d. interna; externa; positivo; negativo; sódio.

e. inicial; final; positivo; negativo; potássio.

Questão2

Sobre a função da Bomba de sódio e potássio ATPase (Na+ K+ ATPase) na membrana celular, é certo afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. transporta potássio (K+) para fora da célula em troca de sódio (Na+) para dentro da célula. Esse transporte é feito é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e, portanto, requer o gasto de energia (ATP).

b. transporta Cloro (Cl-) para fora da célula em troca de potássio (K+) para dentro da célula. Esse transporte é feito é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e, portanto, requer o gasto de energia (ATP).

c. são proteínas da membrana celular, capazes de transportar substâncias contra seu gradiente de concentração. Assim, elas jogam íons cloro para o exterior da célula e não atraem íons para o interior da célula. Como não há gasto de energia, são chamadas bombas ATPase.

d. a bomba (Na+ K+ ATPase) não deixa a célula sair do repouso elétrico e ainda, causa alteração de temperatura, pH intracelular, sem no entanto interferir (sem alterar) o campo elétrico da membrana celular.

e. transporta Sódio (Na+) para fora da célula em troca de potássio (K+) para dentro da célula. Esse transporte é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e, portanto, requer o gasto de energia (ATP). Sem a bomba de sódio/potássio, o potencial de membrana se dissiparia e a célula perderia sua excitabilidade.

Questão3

Nos fenômenos elétricos que ocorrem durante o potencial de ação celular, podemos afirmar de acordo com a figura a seguir que as letras a, b, c, d da figura representam, respectivamente:

Fonte: Morão, C.A. Abramov, D.M. Biofísica Essencial. Guanabara Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2012, página 65.

Escolher uma resposta.

a. (a) abertura de canais de cloro, (a-b) fechamento de canais de sódio, (a-c) despolarização, (d) restauração do potencial de ação celular.

b. (a) hiperpolarização, (a-b) restauração do potencial de ação celular, (a-c) despolarização, (d) fechamento de canais de cloro.

c. (a) repolarização, (a-b) hiperpolarização, (a-c) Restauração do potencial de ação, (d) despolarização.

d. (a) despolarização; (a-b) repolarização, (a-c) hiperpolarização, (d) Restauração do potencial de ação celular: bombas sódio-potássio atuando.

e. (a) abertura de canais de potássio, (a-b) fechamento de canais de cloro, (a-c) restauração do potencial de ação celular, (d) abertura de canais de sódio.

Questão4

Com relação à aula de Bioeletricidade, a Diferença de potencial elétrico (DDP) ocorre quando:

Escolher uma resposta.

a. não há diferença de concentração iônica nos lados interno e externo da célula, fornecendo energia para a bomba sódio, potássio ATPase.

b. há uma diferença da concentração de íons no lado interno da célula (intracelular) versus o lado externo da célula (extracelular), garantindo a passagem desses íons e o funcionamento celular.

c. a bomba sódio, potássio ATPase bloqueia a passagem de íons do meio intracelular para o meio extracelular.

d. os íons sódio e potássio fluem livremente pela membrana celular e somente é bloqueado na presença dos íons cálcio.

e. há diferença iônica no lado interno da célula (intracelular) versus o lado externo da célula (extracelular), bloqueando a bomba sódio, potássio ATPase.

Questão5

Com relação ao Repouso elétrico da célula, podemos afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. nessa situação, a célula está funcionando normalmente, e pára por alguns segundos, entrando em estado de repouso para que o potencial de ação seja aumentado.

b. nessa situação, existe uma alta permeabilidade da membrana celular aos íons sódio, favorecendo o estado de repouso celular.

c. é uma tensão negativa que existe na face interna da membrana das células do corpo humano. É uma condição em que não há corrente elétrica, e não há alteração do potencial de membrana celular.

d. Nenhuma das demais alternativas está correta.

e. é uma tensão positiva na membrana celular, favorecendo o bloqueio de íons cloro e potássio.

Question6

Na distribuição iônica entre os compartimentos do organismo, os íons atravessam a membrana celular, mantendo o gradiente de concentração responsável pela excitabilidade celular através de:

Escolher uma resposta.

a. influxo de íons e ânions cloreto que ativam o mecanismo de transporte celular.

b. efluxo de íons sódio e potássio, assim como também de cloro e cálcio citoplasmático.

c. influxo de íons por estímulo elétrico via liberação de cálcio.

d. Diferença de Potencial (DDP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com