TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Cidadania Frente Ao Respeito A Vida

Artigos Científicos: Ava Cidadania Frente Ao Respeito A Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 18

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Faculdade Anhanguera de Campinas

Engenharia de Produção e Automação e Controle - 3º Semestre

Nome: RA:

Atividade Colaborativa

Professor: Fabrício Bellini Loureiro

Campinas

2014

SUMÁRIO

1. Desafio Proposto...............................................................................3

2. Projeto cidadão............................................................................................................5

3. referências..................................................................................................................13

1. Desafio Proposto

Após a reflexão sobre os principais problemas que atingem a sociedade, como por exemplo: violência, aborto, trânsito agressivo, discriminação ou corrupção e que precisam de resolução imediata, a equipe escolherá um tema para o qual possa desenvolver orientações cidadãs para um futuro melhor.

A proposta é a criação de uma Cartilha com o tema: Projeto Cidadão: (necessidade/tema estabelecido pela equipe) embasada na necessidade social escolhida pelo grupo e que exponha regras de cidadania. Ao final desta disciplina, você deverá, junto de sua equipe, ter construído um Projeto em forma de uma Cartilha que promoverá informação didática em forma de regras a serem seguidas. Em cada aulatema há tarefas que ajudarão na construção do conhecimento necessário para o desenvolvimento do trabalho final.

Este desafio é importante para que você amplie as suas competências e habilidades de convivência social e cidadania, requisitos fundamentais para o desempenho de qualquer profissão e também para o renascimento de um cidadão

conhecedor dos seus direitos e obrigações.

TAREFA 1

Passo 01: Elaborar uma relação de propostas para melhorar a vida em sociedade e em seguida votar pela melhor e mais viável para a construção de uma Cartilha Informativa. Pesquisem modelos na internet, ONGs, jornais e revistas e como na prática ocorre o processo da construção da Cidadania.

Passo 2: Uma vez estabelecida a proposta, ou seja, o tema do seu Projeto Cidadão,

inicie a fase de pesquisas com estudos sobre o que vem a ser Cidadania.

TAREFA 2

Passo 1. Esta pesquisa servirá de parâmetro para a construção da cartilha da equipe, mas lembre-se, a Cartilha que servirá como modelo contêm vários temas para a educação do cidadão e você escolheu apenas um tema como proposta na aula passada.

Passo 2. Após observação da Cartilha indicada, inicie a construção da sua. Você poderá escrever em forma de temas, por artigo, ou até mesmo em forma de questionário com perguntas e respostas.

Tarefa da 2º etapa da atividade colaborativa do Ava

Como resultado final deste desafio, você deve entregar ao seu professor orientador a atividade prevista em calendário. Esta atividade compreende as instruções contidas de 1 a 7 e comporá sua nota do segundo bimestre.

A cada aula tema você tem responsabilidades a cumprir, de modo a colaborar com a equipe na execução do trabalho. Converse e organize com seus colegas a melhor forma de praticar as tarefas propostas por aula – tema.

temos como objetivo neste trabalho promover a troca de ideias e a construção do conhecimento para a Cidadania frente ao respeito à vida.

Você sabe o que é cidadania?

Cidadania são nossos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.

Mas o que é mesmo uma constituição?

Constituição é o conjunto de leis, normas e regras, que pode ser diferente em cada país. No Brasil a constituição foi publicada em 1988.

E quais são nossos direitos?

Bom, são muitos, como exemplo temos o direito á vida, saúde, educação, moradia, trabalho, livre arbítrio para ir e vir, etc.

E quais são nossas obrigações?

Também são muitas, como respeitar e cumprir as leis, votar nas eleições, proteger e educar os filhos, preservar o meio ambiente, colaborar com a preservação do patrimônio público, etc.

Nosso tema escolhido foi sobre o direito a vida,

como foco o aborto.

Nesta cartilha vamos falar sobre o direito a vida, a qual a Constituição Federal garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo então a todos brasileiros e estrangeiros residentes no País o direito à vida, ficando por conta do Estado cumprir o direito de continuar vivo e de ter vida digna quanto à subsistência.

Do ponto de vista dos biólogos a vida se inicia com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, resultando um ovo ou zigoto, ou seja, logo no primeiro dia da gravidez. Para fins de proteção por intermédio da lei penal, a vida começa após a implantação do óvulo já fecundado no útero materno, ou seja, 14 dias após a fecundação.

O aborto é a interrupção da gravidez, seja ela feita com destruição do embrião, entre três semanas a três meses ou do feto, após três meses. Pode haver o abordo por acidente, por má-formação congênita, por causa de remédios clandestinos, violência ou de forma espontânea. Sendo que a legislação penal brasileira só autoriza a prática do aborto em casos de estupro ou quando não há outro meio para salvar a vida da mãe, artigo 128.

Aborto no Brasil é um crime contra a vida e não só a gestante, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com