TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ifmc 8 Semestre

Artigos Científicos: Ava Ifmc 8 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Nesse trabalho iremos aprender mais sobre a Introdução ao Sistema Financeiro e para dar exemplos sobre o Comitê de Política Monetária (Copom), que foi instituído para estabelecer normas da política monetária e de definir as taxas de juros como, por exemplo, a Taxa Selic que é bem conhecida. Iremos ver mais sobre as reuniões do Comitê os seus objetivos.

O Comitê de Política Monetária e a Ata de sua última reunião

O Cupom

O comitê de Política Monetária foi instituído em 20 de junho de 1996, com intuito de estabelecer normas da política monetária e de definir as taxas de juros. A criação proporciona a maior transparência do processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Commuttee (FOMC) do Banco central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council do banco central da Alemanha.

Desde 1996 o regulamento do Comitê de Política Monetária, tem sido atualizado no que se refere ao seu objetivo, periodicidade das reuniões, composição e ás atribuições e competência de seus integrantes. As alterações visam não apenas aperfeiçoar os processos decisórios no Comite, como também refletem as mudanças de regime monetário.

De acordo com o Decreto 3.088, em 21 de junho de 1999, da sistemática de metas para a inflação como diretrizes da política monetária. Então as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir todas as metas para a inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional. De acordo com a lei, se as metas não forem atingidas, caberá ao presidente do Banco Central divulgar, em Carta Aberta ao ministro da Fazenda, as providências e prazo para o retorno da taxa de inflação aos limites estabelecidos.

O maior objetivo do Copom são programar a política monetária, para definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, para analisar o Relatório de Inflação. A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê. Se for o caso, o Copom também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao presidente do Banco Central para alterar, na direção do viés, a meta para a Taxa Selic a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.

As reuniões ordinarias do Copom dividem-se em dois dias, a primeira sessão são as terça feira e a segunda ás quartas feiras. No primeiro dia de reuniões, os chefes de departamento apresentam uma analise da conjuntura domestica abrangendo as inflações, os niveis de atividades, evolução dos agregados monetários, finanças públicas , balanços de pagamentos, entre outros assuntos das tendências da inflação e expectativas gerais para variáveis macroeconômicas.

No segundo dia das reuniões, que apenas os menbros do Comitê e o chefe do Depep, sem direito a voto, os diretores de Política Monetária e de Política Econômica, após análise das projeções atualizadas para a inflação, que apresentam alternativas para a taxa de juros de curto prazo e fazem recomendações acerca da política monetária. No final das reuniões, procede-se á votação das propostas analisadas.

A decisão final a meta para a Taxa Selic é imediantamente divulgada à imprensa ao mesmo tempo em que é expedido comunicado através do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen). Todas as atas das reuniões do Copom são divulgadas no site do Banco Central.

A última Ata

185° Reunião do Copom realizada em 02 e 03 de setembro de 2014.

Os pontos principais da reunião são a evolução recente da economia que são relatadas em 13 tópicos, a avaliação prospectiva das tendências da inflação são relatadas em 6 tópicos e a Implementação da política monetária em 13 tópicos.

Evolução recente da economia a inflação medida pela variação do índice nacional Preços ao Consumidor Amplo atingiu 0,01% em julho, 0,02 ponto percentual abaixo da registrada em julho de 2013 e 0,39 p.p. abaixo da registrada em junho de 2014. Em síntese, as informações disponíveis sugerem certa persistência da inflação, o que reflete, em parte, a dinâmica dos preços no segmento de serviços.

A média das variações mensais das medidas de inflação subjacente, calculadas pelo Banco Central, deslocou-se de 0,62% em junho para 0,19% em julho, e, assim, a variação acumulada em doze meses atingiu 6,66.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central incorpora estimativas para a produção mensal dos três setores da economia, bem como para impostos sobre produtos, e constitui importante indicador coincidente da atividade econômica. Em junho de 2014, o IBC-Br variou -2,15% em relação a junho de 2013 e, ajustado sazonalmente, -1,48% em relação ao mês anterior.

O Produto Interno Bruto a preços de mercado contraiu 0,6% no segundo trimestre de 2014, após recuar 0,2% no trimestre anterior, de acordo com dados dessazonalizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com