TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava - TGS

Pesquisas Acadêmicas: Ava - TGS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 01: Modelo Entidade - Relacionamento

A modelagem entidade relacionamento foi desenvolvida por Peter Chen e publicada em um artigo de 1976. Entretanto, variantes da ideia existiram anteriormente e, posteriormente, foram imaginadas como entidades de dados de supertipo e subtipo e relacionamentos de uniformização.

O modelo de entidade e relacionamento é um modelo abstrato cuja finalidade é descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um sistema de informações ou que pertencem a um domínio. A principal ferramenta do modelo é sua representação gráfica, o diagrama entidade relacionamento. Normalmente o modelo e o diagrama são conhecidos por suas siglas: MER e DER.

MER

DER

Entidade

Uma entidade serve tanto para depósito quanto para recuperação de dados. Ela representa substantivos, concretos ou abstratos. Exemplo: todos os Inquilinos de uma imobiliária podem ser armazenados em uma entidade chamada Inquilino. Todos os Inquilinos da Entidade Inquilino podem ter um identificador único. Assim como a Entidade é conhecida por Tabela, o identificador seria a chave primária.

Atributo

Toda entidade possui atributos, que são características que informam sobre a entidade. A entidade Inquilino contém informações sobre Nome, Endereço, Cidade, Data de Nascimento de cada Inquilino, identificado entre os outros por uma chave primária, no caso pode ser um atributo Código.

Relacionamento

Relacionamento é a interação entre os objetos que indicam a dinâmica dos negócios. Os Relacionamentos são identificados por verbos porque representam as ações que uma entidade exerce sobre outra. Como exemplo, O Inquilino aluga imóvel.

Modelagem de Dados

Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a três perspectivas:

• Modelagem Conceitual: é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador dos dados;

• Modelagem Lógica: agrega mais alguns detalhes de implementação.

• Modelagem Física: demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

Quanto ao objetivo, podemos identificar as seguintes variações:

• modelagem de dados entidade-relacionamento (leitura, construção e validação dos modelos);

• modelagem de relacionamentos complexos, grupos de dados lógicos e ciclo de vida das entidades;

• modelagem de dados corporativa;

• modelagem de dados distribuídos (cliente/servidor);

• modelagem e reengenharia de dados legados e

• modelagem de dados para Data Warehouse

Modelo conceitual

A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com