TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Terceirização

Trabalho Escolar: Ava Terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera Universidade do Grande ABC

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Renata RA: 72

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Santo André

2013

Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo

Definição e conceito e os papéis de um gestor organizacional

A palavra 'gestão' vem do latim gestione que significa ato de gerenciar e administrar, o gestor organizacional como o próprio nome já diz tem como objetivo organizar todos os processos das empresas de modo que todos os envolvidos tenham o conhecimento compartilhado e fazer com que eles busquem sentido naquilo do que fazem.

O gestor deve ter com características o dinamismo, conhecimento técnico, ter a capacidade de desenvolver habilidades para criar soluções nas mais diversas situações, deve estar em constante atualização do mercado nacional e internacional e por dentro dos processos dos seus concorrentes.

Aula-tema 02: Gestão contemporânea da qualidade

O 5s é uma ferramenta ou um processo educacional que foi criada pelos japonese e praticada a partir da década de 50 (após a segunda guerra mundial), e foi lançado no Brasil a partir da década de 90. Vem sendo utilizado muito dentro das organizações para melhoria dos processos produtivos e qualidade no ambiente do ambiente de trabalho. Esta ferramenta é fácil de ser implantada e pode ser utilizada em qualquer tipo de organização independente do seu ramo e porte pode ser implantada até mesmo dentro de nossas próprias residências.

Definição

O termo “senso” significa a capacidade de julgar, apreciar e entender indica também a disposição de melhorar e mudar comportamentos.

1 º Senso: Senso de utilização (SEIRI)

Capacidade de identificar materiais no ambiente de trabalho descartando o desnecessário e utilizando apenas o necessário.

2º Senso: Senso de ordenação (SEITON)

Como o próprio nome define é o senso de organização cada coisa em seu devido lugar.

3º Senso: Senso de limpeza (SEISOU)

Foco na diminuição de sujeiras para se ter fácil acesso das coisas dentro da empresa.

4º Senso: Senso de saúde (SEIKETSU)

Tornar padrões de segurança individual em coletivo.

5º Senso: Senso de disciplina (SHITSUKE)

Ter disciplina dentro da empresa respeitando as normas e regras da empresa e sempre procurar ter uma melhoria continua dos processos.

Local para implantação da ferramenta 5s: Sala de estudos da minha residência.

Teoria da ferramenta 5s utilizada no local: Senso de utilização (SEIRI) e Senso de limpeza (SEISOU).

Foto do local antes e depois da implantação.

Foto 1. Sala de estudos Antes.

Foto 2. Sala de estudos depois da aplicação do SEISOU (Senso de limpeza)

Relatório

Como sua definição já diz a ferramenta 5s é fácil de implantada pois trata-se de pequenas mudanças no nosso cotidiano que fazem total diferença no ambiente. O ambiente escolhido por mim foi a sala onde estudo dentro da minha casa, neste local havia muitos livros e cadernos que não mais utilizava , causando uma poluição visual e dificultava no momento de procurar certos tipos de materiais que iria utilizar no momento. Nesse ambiente a melhor teoria para a implantação foi o Senso de utilização (SEIRI) que me ajudou a separar materiais que realmente era necessário permanecer no local, e o Senso de limpeza (SEITON) que junto com o senso de utilização deu melhor visualização do local deixando o ambiente organizado e de fácil procura. Vejo em cada cômodo que posso com facilidade implantar essas ferramentas e obter bons resultados isso com a contribuição de todos os envolvidos.

Referências

http://www.gespublica.gov.br/folder_rngp/folder_nucleo/RS/pasta.2013-06-07.7106049283/5S_Programa.ppt

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel (Orgs.). Tecnologias e ferramentas de gestمo. Ediçمo especial para o Programa do Livro-texto da Universidade Anhanguera. Campinas: Alيnea, 2009

Aula-tema 03 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

Características do Open Book Management (OBM)

Open Book Management ou Gestão com o Livro Aberto é uma ferramenta de gestão de aplicação simples de resultados notáveis, que unem todas as pessoas da organização que tenham conhecimento de todos os dados organizacionais. Para sua implantação é necessário evitar os erros e permitir que todos os colaboradores envolvidos estejam cientes da política, visão e objetivos.

Características do Benchmarking

Benchmarking é uma ferramenta de gestão muito utilizado nas empresas é uma técnica de realizar comparações e procurar imitar organizações do mesmo ramo ou não, implantando etapas tirando o melhor da empresa concorrente para melhorar as suas atividades. Essa ferramenta contribui com a melhoria dos processos da empresa, mas devemos tomar cuidado com a implantação dessa técnica e não confundi- lá com coópia.

O uso dessa tecnologia deve ser constante, não podemos utilizar uma vez só para se ter bons resultados é importante incluir no cotidiano da empresa, no Benchmarking é basicamente constituída basicamnte por quatro tipos competitivo, genérico, interno e funcional. Cada um deles é de extrema importância na implantação dessa ferramenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com