TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliaçaõ

Artigo: Avaliaçaõ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

Ao longo de todo o semestre, observamos Lara chegar à escola acompanhada de sua mãe. Muitas vezes, nós a estimulávamos a falar, cumprimentando-as e convidando-a para escolher um espaço ou equipamento do parque nesse momento de acolhida. Lara sempre se relacionou-se de maneira tranqüila com os colegas e professoras, apreciando brincadeiras em pares ou pequenos grupos. Participava ativamente de atividades de Linguagem, matemática, ciências naturais e biológicas, Artes visuais, Teatro, Música e Dança os com colegas de sala e professoras.

Brincava com entusiasmo e energia nos equipamentos e espaço do parque, como balanço, gangorra, “casinha em cima da árvore”, escorrega, passador de argolas e com baldes e pás.

Lara demonstrou energia em relação às brincadeiras que envolviam aspectos físicos. Nas brincadeiras do espaço externo, subia com segurança nas escadas dos equipamentos, corria atrás dos colegas nas brincadeiras de pega-pega com um excelente deslocamento no espaço, se agachando quando necessário. Gostava de arremessar bola e empurrar o bambolê comentando sobre o quanto rolava. Mostrava satisfação, quando subia no brinquedo “passador de argola”, pois com habilidade pulava segurando as argolas permanecendo pendurada, e muitas vezes, encolhia as pernas.

Nos momentos em que ocorreram conflitos por idéias ou objetos sempre se mostrou capaz de resolvê-los, utilizando linguagem oral para expressar seus sentimentos. Relatou com desenvoltura sobre o desenho da casa da avó e da mãe.

“Esta é a casa da minha avó e aqui é a minha mãe.”

Lara apreciava as brincadeiras nos diferentes espaços da sala de aula. Gostava de brincar com objetos e brinquedos diversos como: máquina de datilografia, computador, bonecas, utensílios da casinha, quebra-cabeça, jogos de encaixe, entre outros. Outro dia, Lara brincava nos blocos manipulando o telefone e falava com Laís que brincava no espaço da casinha. Com a presença de outras crianças, conversavam durante as brincadeiras:

Laís: “Mãe eu vou dá comida para o bebezinho.”

Márcia: “Eu vou dá comida para o bebezinho.”

Lara Campos: “Oi Laís, onde você está?”

Laís: “Estou dando comida para o bebê.”

Lara Campos: “A Laís não quer atender”.

Neste momento Lara muda de lugar para a parte central da sala e aproxima-se de Mara. E Mariana justifica porque Laís não pode atender.

Mara: “Ela me disse que não pode atender agora, não. Acho que é porque o telefone dela não tem mais crédito”.

Laís atende ao telefone: “Alô, Lara.”

Lara: “Oi Laís, onde você está?”

Laís: “Estou na minha casa fazendo comida para o bebê.”

Lara: “É. Você atendeu agora?”

Laís: “Eu estou na minha casa.”

Lara: “Eu vou ligar para o Luan, agora.”

Lara retorna para o espaço de blocos e mostra para o Luan o telefone. Ele também pega um aparelho e começa a discar para Lara.

Outro dia, Lara brincava no espaço da sala de aula junto com um grupo de criança. Cada criança escolheu um personagem para compor a brincadeira. Lara vestiu a fantasia de flor e sentou-se na na cadeira para esperar o almoço que estava sendo preparado por outras crianças.

Durante as atividades do projeto “Contos da Literatura Infantil”, Lara participou com satisfação dos momentos de leitura, reconto de história, desenho, filmes e representações escritas. Certo dia, planejamos uma atividade de escolha de um livro cuja história seria recontada.. Lara

demonstrou muito interesse pelo reconto da história do Pinóquio. Registrei parte do reconto de Lara, mas

fomos interrompidas por um grupo de crianças que solicitava Lara para recontar para elas.

“Era uma vez o Gepeto. Aí pediu para que transformasse em um menino de verdade. Ele construiu um menino de madeira. Depois preparou umas roupinhas pra ele. Aí ele encontrou essa rapousa e esse cachorro. Depois ele foi procurar esse pessoal e foi dá para ele muitos brinquedos.”

Lara demonstrou energia e concentração nas atividades que envolviam escrita de história, de nomes próprios, de bilhetes para professora. Os avanços de Lara aconteceral ao longo do semestre, pois em seus registros observamos que, quando solicitávamos a Lara o registro escrito e o desenho, ela já fazia a distinção entre os dois, apontando para as marcas gráficas em forma de “ondinhas” para expressar a escrita, e depois identificava o desenho.

Durante a realização das atividades referentes ao projeto “Animais Marinhos” que surgiu após as crianças terem assistido ao filme “Procurando Nemo”, Lara participou de diferentes momentos levantando suas dúvidas e comentários bastante pertinentes, como mostra um diálogo durante a leitura de um livro científico sobre a vida desses animais (peixes, cavalo marinho, baleias, tubarões, tartarugas).

Lara Campos: “O meu pai come camarão, camarão morto de comida.”

Márcia: “É o peixe palhaço. É a tartaruga do Nemo.”

Carlos: É o tubarão de ferro, de martelo.”

Mara: “É o tubarão ferro. Professora Kátia, será que é tubarão ferro ou tubarão martelo?”

Lara Campos movimenta os ombros para cima e para baixo perguntando se o cavalo marinho nadava assim e indagou:

“- Ele mexe a cauda para nadar?

Márcia: “É o professor arraia.”

Lara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com