TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Tese: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO

A avaliação é reconhecida como um meio de fornecer informações sobre o processo ensino-aprendizagem e que serve tanto para o professor conhecer os resultados de seu trabalho, como para o aluno verificar seu desempenho. Portanto a avaliação é parte do processo e deveria ser elemento norteador da análise crítica para modificações no trabalho desenvolvido.

Aspectos que precisam ser repensados:

 A utilização dos resultados da avaliação como um dos elementos norteadores do trabalho docente.

Quando a avaliação não fornece os resultados esperados, cabe aos professores diagnosticar as causas de tal situação, buscando os fatos mais determinantes do insucesso e, a partir daí, rever o que for necessário e dar uma nova oportunidade aos alunos. Esta proposta garante uma postura de permanente indagação do professor perante suas propostas de ensino.

 O uso de mais de uma forma de avaliação para a verificação do desempenho do aluno.

O que tem ocorrido comumente é a aplicação de provas escritas ao final do mês ou bimestre. Esse tipo de avaliação, isoladamente, não tem condições de aferir todos os progressos que o aluno alcançou.

Uma forma de avaliação interessante é a avaliação feita pelo próprio aluno (auto-avaliação), pois se bem orientada pode ser muito construtiva no sentido de favorecer a análise crítica sobre o seu próprio desempenho, retirando assim, sua postura passiva.

 A aplicação dos vários tipos de provas para avaliar a aprendizagem.

As provas variadas devem ser aplicadas de forma gradativa e periódica, para o desenvolvimento dos alunos. Elas devem ser de diversas modalidades, conforme os objetivos visados: questões de resposta livre, provas práticas, e outras, de forma que a avaliação seja bastante ampla e diversificada.

A multiplicidade de provas leva ao aperfeiçoamento do processo, além de atender à diversidade de estudantes e de objetivos.

 O desempenho do aluno deve estar refletido no conceito que lhe foi atribuído.

A avaliação do aluno não deve estar em função da classe, mas deve obedecer ao seu ritmo de aprendizagem, em termos de desenvolvimento de atitudes e em construção de conhecimentos.

A avaliação de aproveitamento não pode basear-se na média dos conceitos obtidos pelo aluno no decorrer de um período, mas deve incidir sobre a sua atuação e progresso nas diferentes e sucessivas experiências de aprendizagem.

A atribuição de nota ou conceito é apenas o momento final, é a formalização de todo o processo. Se esse processo for inadequado, o valor atribuído ao desempenho do aluno apenas reforçará ainda mais a sua deficiência.

A RELEVÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

As dificuldades para a consecução de uma avaliação diagnóstica

É necessário que se possa substituir gradativamente a avaliação classificatória predominante em grande parte dos professores, pela avaliação diagnóstica.

Muitos professores confundem essa passagem (Progressão Continuada em Promoção Automática), o que impede desafios ao educador na busca por novos caminhos.

Avaliação Diagnóstica X Avaliação Classificatória

Duas questões distinguem a avaliação diagnóstica da avaliação classificatória: ao avaliarmos o aluno, pretendemos detectar problemas em sua aprendizagem e solucioná-los ou, simplesmente, testá-los sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com