TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Tese: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia

Semestre: PEDAGOGIA 1SEMESTRE

Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD

ATIVIDADE 1

Professor: NEDINA STEIN

Atividade referente a aula 01 e 02 (postagem na aula 01)

1) Explique como é a construção do conhecimento para Jean Piaget, e explique também como Vygotsky acredita que ocorre o desenvolvimento humano.

Jean Piaget: fala sobre os estágios de desenvolvimento e inteligência segundo as lógicas das construções mentais que são: a estrutura sensório-motora, a das operações concretas e a das operações formais.

A primeira vai dos 18 meses até os 2 anos de idade. Nesse momento a inteligência é coordenada palas informações sensoriais e motoras.

Nas operações concretas, essa estrutura se aperfeiçoa, a criança passa a fazer as ações adquiridas anteriormente em pensamento. Esse estágio vai da fase da preparação no período de 2 a 7 anos e se equilibra dos 7 aos 11 anos.

Apesar de Piaget não ter desenvolvido especificamente uma teoria da aprendizagem, ele tem contribuído na informática, nas modelagens computacionais, na área de Inteligência Artificial _ IA, nas linguagens de programação e nas modalidades do ensino através do computador.

Já Vigostsky, centra-se na origem social da inteligência, no estudo dos processos sociocognitivos. Aborda o funcionamento mental de duas maneiras: os processos mentais elementares e os superiores.

Os processos elementares obedecem ao estágio sensório motor de Piaget, que fazem parte da maturação biológica e da experiência co o ambiente.

Para Vigostky, o desenvolvimento humano compreende um processo dialético, caracterizado pela periodicidade, transformação qualitativa de uma forma em outra, entrelaçando fatores internos e externos e processos adaptativos.

2) Segundo Filatro (2009), (final aula 02): Escreva sobre a teoria construtivista individual e Construtivista social.

Filatro (2009) aponta os autores Jean Lave e Etiene Wengner, que ancoram seus estudos nessa abordagem, a partir dos anos 1991, entendendo que há Comunidades de Prática formadas por grupos de pessoas que, ao compartilhar interesse comum, constroem um processo social de aprendizagem por meio de trocas estratégias, ideias e resoluções conjuntas adquiridas por meio de interações regulares entre si. Nesse processo, a identidade do aluno é moldada ao relacionar com a comunidade.

Construtivista individual: as pessoas aprendem ao explorar ativamente o mundo que as rodeia, recebendo feedback sobre suas ações e formulando conclusões. A capacidade de construir leva à integração de conceitos e habilidades dentro das estruturas de competências ou de conceitos já existentes no aluno. A aprendizagem pode ser aplicada a novos contextos e expressa em novas formas. As teorias construtivistas estão mais preocupadas com o que acontece entre os inputs (entrada) do mundo exterior e a manifestação de novos comportamentos, isto é, como os conhecimentos e as habilidades são integradas pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com