TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Ensaio: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Ensaio  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01: Há dois caminhos para o ensino da arte: um deles baseado somente nos conteúdos, desconectado da realidade, tornando o aprendizado vazio, sem sentido e sem significado, outro através de uma imersão num universo de imaginação, criação, experiências estéticas, expressões artísticas e principalmente de emoção, desta forma se o estudo da arte estiver fora do contexto o aluno não terá a possibilidade do desenvolvimento de uma atitude crítica frente à arte. Diante dessa constatação, descreva entre 10 a 15 linhas (aproximadamente 1.200 caracteres), um texto explicativo destacando o contexto histórico da arte educação no Brasil e a situação do ensino da Arte na contemporaneidade. Boa Sorte!

Questão 02: Você é professor (a) da disciplina de Artes no 4º ano do Ensino Fundamental, na sua sala de aula há um aluno incluso( deficiência mental leve), não gosta de atividades artísticas e nem de registrar o conteúdo. Como o professor desta disciplina poderia proceder diante desta situação? Que métodos e intervenções utilizaria para que este aluno participasse efetivamente da aula? Comente entre 10 a 15 linhas (aproximadamente 1.200 caracteres).

01- O ensino da arte na educação estar inserido a pouco tempo, mais se sabe que ela está inserida no contexto histórico a bastante tempo.

Devido a este fato percebe-se que a história da arte no século XIX era basicamente através de desenhos onde se baseou por meio da educação autoritária, onde era descartado o processo de aprendizagem por meio da arte. Além disso, seu fundamento em base era em regras de conduta, além do que construíam ideias através das formas aderidos de seus instrutores.

Podemos cita como se fundamenta hoje a arte na educação, ou seja, ela se baseia de forma que os alunos possam conhecer o contexto histórico da arte onde se envolve todo processo social e artístico da mesma.

Assim, a história da educação da arte mudou bastante devido ao fato de que sua concepção antigamente era usada de forma inadequada pois a pessoa não aprendia a usa a arte como educação mais sim usavam como comportamento, hoje percebemos que se aprende a arte como contexto histórico e como princípios de educação que são inseridas em meios sociais e artísticos.

02- Devido ao fato de que a arte na educação ser um eixo gerador, ou seja, não se fundamente em apenas história e desenhos, eu como professora mostraria para o aluno formas de que arte pode ser expressada através da música artes visuais além do mais através da dança.

Desta forma mostraria para ele que aprender o ensino da arte e importante devido ao fato de que ele poderia se tornar uma pessoa mais sociável, interagindo com o mesmo de forma dinâmica.

Além disso buscarei intender qual a dificuldade principal ao relacionamento do aluno em não gosta da representação artística, e qual sua rejeição a exposição artística.

Neste momento assumirei o papel como orientador, buscando formas possíveis para que meu aluno possa aprender, para que assim ele possa desenvolver o interesse a praticas artísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com