TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Resenha: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Todos nos somos avaliados a cada dia por todas as pessoas. Na escola a avaliação deve ser significativa é claro se estiver a serviço da aprendizagem. A escola é lugar de aprender, errar e acertar enfim isso são alguns modos de um processo avaliativo onde cabe o educador ler, analisar, refletir e utilizar métodos onde os alunos possam adquirir novos aprendizados e por em pratica seus conhecimentos adquiridos em todo esse processo.

A avaliação é um processo pedagógico que deve ser priorizado o desenvolvimento do alunado para que assim possa ter uma educação de qualidade buscando estratégias e visando os objetivos proposto, sem falar que é a forma do educador avaliar e refletir sobre sua pratica. Os vários instrumentos diversificados de avaliar cabem o professor ter a capacidade de conhecer e identificar os diferentes níveis de desenvolvimento de seus alunos acerca de um determinado conteúdo e planejar atividades lúdicas criativas que estimule e facilite os alunos avançar se necessário. A avaliação envolve momentos de diagnóstico e de acompanhamento do processo educativo

Para Luckesi (1998),

a avaliação deve ser um instrumento auxiliar de aprendizagem e não um instrumento de aprovação ou reprovação “aluno”. A avaliação deve ajudar tanto o professor como o aluno a se auto avaliarem em conjunto, encontrarem um forma de prosseguir no processo, redirecionando quando necessário a caminhada. (p. 98)

Assim sendo o professor e deve ser amigo companheiro enfim anda lado a lado do alunado para que assim possa fluir o aprendizado bastante significativo fazendo com que o aluno possa vê a avaliação não como um método classificatório e sim como um método prazeroso .

Com base na entrevista a professora trabalha bem visando tanto o seu lado com do aprendizado pois a mesma avalia o aluno continuamente no dia a dia por tanto avaliação é bastante significativa que a mesma tem consciência que dessa forma o seu alunado estará apto a seguir trilhas seguras onde mesmo errando serão capazes de aprender com os próprios erros ,amadurecerem e acertar.Por fim a avaliação tem que ter a finalidade da orientação do ensino – aprendizagem,com bastante autonomia dos alunos em relação a si com das competências adquiridas a longo da vida educacional.

Entrevista com a professora Nayara Lopes

1)Identificação:

Formação da professora: Pedagoga licenciatura para séries iniciais.

Tempo de trabalho: A 9 anos no 1 ano.

2) Quais orientações você recebeu para avaliar os alunos nesse ano do ensino fundamental?

Ser amorosa, amiga, companheira, ter responsabilidade de educar e trocar experiências, não julgar os alunos e sim ouvi-los atentamente, ser sempre flexível dar valor a cada um respeitando sua própria mudança e preparar o aluno para o mundo tornando um ser critico, independente e questionador.

3) Fez algum curso? Quais?

Pedagogia,

Magistério

E formações de professores em alfabetização.

4) Como seus alunos são avaliados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com