TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distancia

Dissertações: Avaliação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador (a): ROGERIO MENDES DE LIMA

Aluno (a): Edlucia Regis de Vasconcelos dos Santos.

Matrícula.14212080121

Polo: Magé Tutor presencial: Carolina a primeira infância apresenta como características a “aquisição do objeto permanente”, a oralidade e o confronto entre confiança e desconfiança; a segunda infância, por sua vez, está marcada pela “representação mental de objetos ausentes”,

Questão 1: Observe as imagens abaixo:

Figura 1: Criança limpando tear no século XIX Figura 2: Criança trabalhando em canavial atualmente.

As imagens acima retratam um dos problemas sociais presentes na sociedade contemporânea. A utilização de trabalho infantil como forma de baratear os custos e ampliar os lucros. Apesar dos esforços de órgãos governamentais, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade, essa é uma prática difundida em diversas partes do mundo. Considerando as discussões sobre o surgimento e o papel da Sociologia na sociedade contemporânea:

a) Indique porque, do ponto de vista sociológico, o trabalho infantil é um problema social. (1,0)

A exploração de mão de obra infantil impede que a criança tenha um desenvolvimento social adequado, ela não consegue viver sua infância e a adolescênciaO trabalho precoce de crianças e adolescentes interfere diretamente em seu desenvolvimento, em três aspectos:

a) físico – porque ficam expostas a riscos de lesões, deformidades físicas e doenças, muitas vezes superiores às possibilidades de defesa de seus corpos;

b) emocional – podem apresentar, ao longo de suas vidas, dificuldades para estabelecer vínculos afetivos em razão das condições de exploração a que estiveram expostas e dos maus-tratos que receberam de patrões e empregadores;

c) social – antes mesmo de atingir a idade adulta realizam trabalho que requer maturidade de adulto, afastando-as do convívio social com pessoas de sua idade.

Ao mesmo tempo, ao ser inserida no mundo do trabalho, a criança é impedida de viver a infância e a adolescência sem ter assegurados seus direitos de brincar e de estudar. Isso dificulta muito a vivência de experiências fundamentais para seu desenvolvimento e compromete seu bom desempenho escolar – condição cada vez mais necessária para a transformação dos indivíduos em cidadãos capazes de intervir na sociedade de forma crítica, responsável e produtiva. Entre as crianças que trabalham há maior repetência e abandono da escola.

b) Considerando o conteúdo das imagens, discuta por que a Sociologia é uma ciência fundamental para a compreensão da sociedade em que vivemos. (1,0)

A Sociologia tem uma grande importância, por estudar o comportamento da sociedade, interação da sociedade com o indivíduo, individuo com a sociedade e individuo com indivíduo. A Sociologia estuda todas as transformações ocorridas na sociedade.

Texto I: COM QUE ROUPA EU VOU

Maria foi convidada para uma festa no Sábado. Lá estarão todos os seus amigos. A grande dúvida que ela tinha é que roupa usar para ir à festa. Ela fazia parte de um grupo de meninas que gostam de se vestir de preto. Já ligou para suas amigas e todas confirmaram que iriam manter o “uniforme” na festa. Porém Maria tinha outros interesses. Ela estava interessada em um rapaz que participava de um grupo de rapazes que só andavam de branco. O que fazer pensava a nossa amiga.

Depois de muito refletir Maria resolve ir de preto e branco,um vestido xadrez, tentando agradar ao rapaz e às suas amigas. A opção foi um desastre quase completo. As amigas consideraram sua roupa uma traição aos valores do grupo e a rejeitaram no mesmo momento. O rapaz achou ridícula aquela roupa. Apelidada de “zebra” Maria ficou deslocada na festa. A noite não se tornou um completo desastre porque havia um estilista que ao ver o modelo não convencional de Maria, encontrou a solução para os seus problemas.

Ele era dono de uma famosa griffe que produzia roupas para os jovens. Fora o criador do estilo Dark e do estilo Paz usado pelos rapazes e moças presentes na festa. Mas necessitava urgentemente de criar algo novo. A roupa que Maria usava foi a saída para este problema.

Meses depois foi lançada uma nova moda que combinava as cores preta e branca, a moda xadrez. Logo virou febre entre os jovens tornou obsoleto os estilos de uma cor só. As antigas amigas de Maria abandonaram o negro e o rapaz também passou a utilizar o mesmo padrão de roupa.

Ah! Quase ia me esquecendo de Maria. Como era a única “louca” que aceitou andar de roupa xadrez alguns meses antes, foi convidada a ser uma das modelos no lançamento da nova moda. Hoje é famosa, rica e aparece em comerciais da televisão. E também não veste xadrez a não se nos comerciais e nas festas de famosos, afinal diz ela: “esta coisa de usar uma roupa para agradar aos outros é coisa de gente sem personalidade.”

Questão 2: Max Weber postula que a Sociologia deve procurar compreender o sentido que os atores sociais dão às suas ações. Considerando o caso acima, analise porque as ações de Maria se enquadram no que este autor denominou de Ação Social. (1,0)

Maria se enquadra em duas ações segundo Max Weber:

Primeira – ação efetiva ou emocional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com