TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Ciência E Pesquisa Unisul

Exames: Avaliação Ciência E Pesquisa Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Curso: Tecnologia em Segurança Pública

Professor: Tade Ane de Amorim

Nome do aluno: Renato Dias Valle de Souza

Data: 24 de setembro de 2013

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

A palavra conhecimento tem sua origem no latim Cognitio e pressupõe, necessariamente, a existência de uma relação entre dois pólos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.

            

Esquema 1 – Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

 

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.

Resposta:

O objeto de estudo presente na figura abaixo é o problema nas carcerárias brasileiras que se encontram em sua maioria com a capacidade de presos maior que o normal.

As duas formas possíveis para se apropriar desse conhecimento são diretamente da realidade sem que haja a necessidade de exigir o intermédio de outra pessoa ou até mesmo outro meio de comunicação ou indiretamente, por meio de um conhecimento originário de outro indivíduo ou através de figuras, gráficos, etc. Quando nos apropriamos de um conhecimento diretamente, vivenciamos esse conhecimento na nossa própria realidade e então não precisamos de intermédio de outra pessoa para entendê-lo. Já, quando não vivemos a realidade daquele objeto de estudo, temos que adquirir o conhecimento através de leitura, pesquisa, buscando o conhecimento já produzido por outra pessoa.

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM

FILOSOFIA

 Caráter acrítico

 

Caráter crítico

 

SENSO COMUM

CIÊNCIA

 

 Caráter subjetivo

 Caráter objetivo

 

RESPOSTA:

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, isto é, o ato de refletir sobre algo, criticando-o e encontrando métodos e explicações científicas. Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo, isto é, o que é passado de pai pra filho, em forma de observação. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Por exemplo, o senso comum diz que quando vemos o céu com muitas nuvens pretas, sabemos que vai chover. Já a filosofia, após a observação sobre o objeto, atestou que o que faz chover são os níveis de umidade contidos no ar.

A ciência não é subjetiva como o senso comum, pois procura estruturas universais das coisas investigadas, se preocupa com que suas respostas sejam exatas, não importando o lugar e a época que determinada pergunta seja feita. Por exemplo: Um corpo que cai e uma pena que flutua terá sempre a mesma explicação, ou seja, são fatos iguais, mas com fenômenos diferentes da Lei da Gravidade.

Senso comum de um lado, acreditando em tudo que aparece sem questionamentos. E ciência de outro, se desdobrando para desenvolver respostas.

Questão 3:

O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A Revolução Científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica. Você estudou três grandes concepções históricas da ciência. Em um texto de no mínimo 10 linhas, identifique e explique qual é a concepção histórica preponderante em cada um dos recortes (1 e 2). (2,5 pontos)

Recorte 1

A Ciência Galileana precisou, para emergir, destruir a concepção de mundo, o cosmos, herdado do Aristotelismo. Giordano Bruno e Nicolau Copérnico minaram as bases deste cosmos, que Galileo e Newton substituíram por um espaço infinito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com