TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Pesquisa De Marketing Unisul

Exames: AD Pesquisa De Marketing Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 3

Considerando os conceitos discutidos na disciplina de Pesquisa de Marketing, realize uma pesquisa, preferencialmente nos sites de institutos de pesquisa (IBGE, IBOPE, DATAFOLHA, etc.), sobre um tipo de pesquisa de marketing realizado. Em seguida, descreva os aspectos teóricos referentes às etapas do planejamento de pesquisa, como:

(1) Objeto de pesquisa;

Resposta - A pesquisa em questão tem como objeto verificar quatro modelos de TVs, a PHILIPS, SAMSUNG, LG e SONY, pois sabe-se que no mercado de TVs LCD, são muito semelhantes em designers, tamanhos, ótimos requisitos técnicos e preços bem próximos, portanto o que pode mobilizar o consumidor a compra ou não de uma marca em especial, é a qualidade da imagem.

(2) Tipo de pesquisa (quanto ao objeto e quanto ao método);

Resposta - Quanto ao objeto desta, foi definido que o que mobilizaria o consumidor a comprar uma determinada marca de TV LCD, seria a qualidade da imagem, sendo assim foram usados métodos de pesquisa quantitativa e comparativo sem identificar a marca.

(3) Método(s) de coleta de dados;

Resposta - Houve um recrutamento prévio de consumidores, foram feitas entrevistas pessoais de autopreenchimento no qual cada entrevistado foi exposto a dois diferentes modelos de TV para que estes fossem avaliados, onde foram montadas 03 salas idênticas para realização do teste, mesmo tamanho, iluminação, mobiliário e posicionamento dos televisores e assentos, em cada uma foram posicionados televisores lado a lado, alternando-se a ordem, de modo que, a metade da amostra foi exposta a uma sequência e outra metade foi exposta a outra sequência.

Para que o som não interferisse na avaliação, os testes foram feitos apenas com imagem, onde os consumidores ficam sentados a uma distância de 3 metros de distância das telas, sendo usadas sequência de imagens em movimento e paradas, sendo estas de DVD e blue Ray.

(4) Informações sobre amostragem, e considerações referentes aos resultados apresentados, e finalmente;

Resposta - O público alvo foi formado por homens e mulheres na faixa etária de 25 a 50 anos, das classes A, B e C1, que assistem TV regularmente pelo menos 4 vezes por semana, totalizando no mínimo 8 horas semanais, sendo este estudo realizado na cidade de São Paulo, principal mercado de TVs LCD.

No total foram realizadas 1008 entrevistas, onde a TV de marca PHILIPS, teve melhor desempenho que as outras 03 marcas, sendo que para imagem de blue Ray a Philips teve 78% de avaliação contra 22% da Sony, 85% contra a LG e 93% contra a Samsung.

Quando os entrevistados foram expostos a imagem gerada de DVD, a Philips teve 52% contra a Sony, 87% contra 13% da LG e 91% contra a 9% da Samsung.

Portanto, esta pesquisa comprovou que a Philips foi considerada a TV com superior qualidade de imagem.

(5) Qual beneficio essa informação trará para o mercado. Não esqueça de que deve fazer referência de sua fonte de pesquisa.

Resposta - Esta pesquisa trás benefícios para o mercado como um todo, o consumidor que é o foco principal desta pesquisa, pode definir o que uma marca tem de melhor a oferecer, pois é preciso que o consumidor considere o benefício de se ter uma TV com qualidade de imagem superior, pesando a questão preço em relação ao benefício que esta trará.

Quanto às marcas, serve de referência para que as mesmas possam estar melhorando seus produtos, onde quem está mais bem avaliado no momento não se acomode e quem está com avaliação abaixo, possa correr para estar melhorando seu produto no mercado.

Utilize como norma para o desenvolvimento dessas informações o link http://busca.unisul.br/trabalhos_academicos/index.htm.

Fontes:

Site do ibope \ Busca no Site

http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/relatoriospesquisas/Paginas/default.aspx?k=Tvs

PDF do site Ibope:

http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/relatoriospesquisas/Lists/RelatoriosPesquisaEleitoral/JOB%20081650%20-%20Philips%20-%20Teste%20compativo%20TVs.pdf

Imagens do Google Imagens

https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Tvs&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.46226182,d.dmQ&biw=1366&bih=600&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&authuser=0&ei=l8uKUd21CJOA0AHL1YHwCA

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »