TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Diagnóstica

Artigo: Avaliação Diagnóstica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação Diagnóstica

Disciplina: Matemática

3 º série do Ensino Fundamental

Proposta de Avaliação

O professor deve distribuir vários jogos como: xadrez, Jogo de Damas, Jogo da Memória, Quebra-cabeça, “Pega Varetas” e Dominó.

As crianças devem ser distribuídas em duplas em mesas da sala, e começarão a jogar simulando um campeonato.

Enquanto isso o professor analisa cada criança de acordo com seu comportamento diante daquela situação.

Ao final da brincadeira, cada aluno deve relatar no papel a sua experiência e o que cada um tirou de proveito dessa divertida brincadeira.

Objetivo da proposta de avaliação

Com avaliação diagnóstica, o professor tem a oportunidade de avaliar vários pontos como: no jogo “Pega Varetas, (coordenação motora) equilíbrio e motricidade, no Jogo de Xadrez e Damas, (raciocínio lógico matemático) evidencia habilidades para solucionar situações problemas.

Com o objetivo de levar as crianças a identificar as figuras iguais, o Jogo da Memória desenvolve a localização espacial e estratégias de memorização, estabelecendo relações de imagens entre posições no tabuleiro. E brincando, coletivamente, lidam com regras preestabelecidas e cooperação entre o grupo.

O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor s crianças para o hábito da leitura. Já no Jogo de Dominó permite trabalhar contagem organizada, representação decimal, paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.

E com isso, participar de jogos de regras desenvolve a criação de estratégias, trabalha limites para viver em grupo e estimula a cooperação e a competição positiva.

E no final o professor avalia cada situação e cria um portfólio para cada aluno, anotando tudo aquilo que despertou seu interesse, mostrando aos pais e alunos sobre seus avanços e esforços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com