TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e história e geografia

Por:   •  25/9/2016  •  Artigo  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

 

ATIVIDADES DE GESTÃO

Lucy Helena de Goes Moura -  RA: 1308039

Patricia Ap. Rodrigues Boranelli - RA: 1300696

POLO

PIRAJU

2015

ATIVIDADE 1:

EDUCAÇÃO COMO DIREITO

Quando uma criança não possui o documento de transferência escolar e muda de cidade, fica difícil para a escola atual recebe-la, pois sem esses documentos não se sabe qual ano ela estava cursando anteriormente para matricula-la. Sendo assim, cabe a instituição de ensino atual buscar esse documento na outra escola. Mas pode ser que esse processo demore e sabe-se que a educação é garantida a todos pela Constituição Federal de 1988.

Uma coisa é fato: toda criança deve estar na escola. No caso apresentado onde os meninos tem 8 e 11 anos, eles possuem seus direitos garantidos pela LDBEN 9.394/96 que em seu artigo 4º nos apresenta ser dever do Estado garantir a educação obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade e vai além quando propõe o ensino inclusive para quem não teve acesso na idade certa garantindo a todos acesso e permanência na escola.

Por outro lado, embora as instituições de ensino conheçam essas leis, fica complicado matricular a criança em uma série, visto que não se sabe até onde ela já cursou. Nessa perspectiva, a LDBEN em seu artigo 24, além de propor a carga horária mínima para as escolas seguirem, também da à liberdade delas realizarem a classificação em qualquer série e etapa de qualquer aluno, desde que seja compatível a idade do aluno com a série, mas essa classificação não pode ser realizada na primeira etapa do ensino fundamental.

Desse modo, resolve-se a situação do aluno de 11 anos que provavelmente está na segunda etapa do ensino fundamental, mas como resolvemos com o aluno de 8 anos que esta na primeira etapa? Resolve-se do mesmo modo, no caso o aluno não possui transferência e para não ter seu direito à educação perdido, pode-se aplicar o mesmo termo da lei.

Partindo desse princípio, a escola seleciona os conteúdos de acordo com a idade e aplica uma prova para esses alunos, de acordo com o resultado dos conteúdos já dominantes os meninos são classificados para determinada série da escola. Lembrando que a LDBEN 9.394/96 deu autonomia para as instituições de ensino e ainda em seu artigo 24 propõe que a classificação pode ser feita independentemente da escolarização anterior, desde que provada à experiência do aluno permitindo o avanço da série.

ATIVIDADE 2:

Qual é o papel do pedagogo no contexto de uma empresa? Em quais áreas ele pode atuar neste ambiente?

O pedagogo na empresa é uma figura capaz de identificar, selecionar e desenvolver pessoas. Assim, possui todas as habilidades e competências necessárias para atuar na área de recursos humanos de uma corporação.

Sua função pode ser de procurar novos métodos que garantam a melhor aprendizagem do funcionário com o intuito de muda-lo e melhora-lo profissionalmente e pessoalmente. Pode-se afirmar que uma das funções do pedagogo na área de Recursos Humanos é motivar funcionários e preparar treinamentos para eles.

Diante disso, Ribeiro (2003) afirma que o pedagogo deve desenvolver seu senso crítico, pois necessita estar adaptando-se sempre as mudanças e assim contribua com o processo empresarial unindo teoria e prática para treinar e desenvolver pessoal conseguindo alcançar os objetivos da empresa.

Conclui-se então que uma das funções do pedagogo empresarial é trabalhar na área de Recursos Humanos, desenvolvendo técnicas e programas de treinamento profissional, sempre visando o crescimento da empresa.

Quais as possíveis contribuições deste pedagogo para o desenvolvimento dos profissionais no contexto empresarial?

Pode-se afirmar que a gestão de pessoas é a área mais importante de uma empresa e cabe ao pedagogo mover ações que provoquem mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas no ambiente corporativo, favorecendo dois lados: funcionário e empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com