TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS HIST. GEOGRAFIA Postar

Pesquisas Acadêmicas: ATPS HIST. GEOGRAFIA Postar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  3.432 Palavras (14 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar”, sob orientação do professor-tutor a distância CLAUDIA MARIA DE SOUZA OLIVEIRA

Camila Pereira Carlos da Silva 364656

Daniele Simões de Souza 354234

Gabriela Amanda Neves 380615

Nayara Regina dos Santos Souza 379054

Priscila Helen de Lima 354255

AGUDOS 2013

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO...

2. PSICOLOGIA E PEDAGOGIA JUNTAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

3. TEORIAS ESTUDADAS EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS: VERBAL SIGNIFICATIVA, GENÉTICA DA APRENDIZAGEM E SÓCIO CULTURAL.

4. DESENVOLVIMENTOS HUMANOS – PRINCIPAIS CONCEITOS

5. JOGOS E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

5.1 O JOGO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. APRESENTAÇÃO

Esta reflexão contem pesquisas sobre diversos temas que permeiam entre a pedagogia e a psicologia onde fara de forma clara e objetive por quais meios podem ser usados estas informações colidas

Fazendo assim uma grande junção das duas formas de ensinar, mostrando suas teorias e seus conceitos, além de unir a praticidade que as duas podem servir parar fazer do ensino algo mais brilhante do que já é, mostrando como ele essencial pra nossa vida.

2. PSICOLOGIA E PEDAGOGIA JUNTAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

A Psicologia é importante na educação, pois estuda todos os aspectos do desenvolvimento humano; seus conhecimentos compreendem o ser humano como um todo, desde o nascimento até a velhice.

O desenvolvimento físico-motor, coordenação, intelectual, inteligência, afetivo, emocional e social (interação com as experiências e com o grupo) faz parte do progresso biológico e intelectual de todos, logo contribuem radicalmente para a educação.

No processo ensino-aprendizagem aluno e professor caminham juntos na construção do conhecimento. A educação passa a ser um processo em constante transformação, onde a interação possibilita a troca de informação e a aprendizagem. Para o educador desenvolver seu trabalho adequadamente ele precisa conhecer as concepções de homem na visão da psicologia.

Dentro da Psicologia existem três concepções básicas acerca do desenvolvimento humano. Na concepção Inatista, a criança já nasce com todo o conhecimento dentro de si e estes irão apenas amadurecer com o tempo, assim os fatores internos são supervalorizados enquanto os externos são subestimados. A criança é vista como um adulto em miniatura. Esse pensamento pode gerar preconceitos e atrapalhar o desenvolvimento em sala de aula. A concepção Empirista ou ambientalista acredita que o ambiente externo é o grande influenciador do desenvolvimento humano. Ela afirma que a aprendizagem acontecerá a partir dos estímulos presentes no meio. Desta forma o homem é visto como criatura passiva diante o ambiente em que ele vive, podendo ser manipulado pela alteração dos estímulos nas situações em que se encontram. Esse pensamento pode prejudicar o desenvolvimento ao desvalorizar situações de aprendizagem espontânea. Na concepção Interacionista o desenvolvimento e a aprendizagem se dão através da troca entre organismo e meio. Fatores internos e externos estão em constante relação. Assim a aquisição do conhecimento acontece tanto de forma espontânea como na interação com o meio. Nesta visão o conhecimento que a criança traz quando chega à escola é tão valorizado quanto o estímulo que o meio exerce sobre ela. Somente através desta interação o indivíduo vai construir suas características e visão de mundo.

Logo, podemos afirmar que a Psicologia e a Educação caminham juntas para uma aprendizagem satisfatória de cada pessoa.

3. TEORIA ESTUDADA EM SEUS DIVERSOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS: VERBAL SIGNIFICATIVA, GENÉTICA DA APRENDIZAGEM E SÓCIO CULTURAL.

Ao se analisar cada teoria vê-se como cada uma é importantíssima para a educação, pois ambas dão significados diferentes para cada contexto que cada filosófico estudou e tirou de cada uma o principal para o educador usar em seu trabalho.

Portanto todas são essenciais para dar boa qualidade ao trabalho que se propõem fazer, ao analisar o trabalho do filósofo David Ausbel nota-se que no curso da aprendizagem significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se transforma em significado psicológico para o sujeito, a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, o conhecimento prévio Estrutura cognitiva do aprendiz é a variável crucial para a aprendizagem significativa. Usando esse conceito no trabalho pedagógico percebe-se que se usa o conhecimento prévio do aluno junto com a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz. O processo é dinâmico e vai sendo construído.

Para Piaget são assimilação, acomodação, adaptação e equilibração. A assimilação designa o fato de que é do sujeito a iniciativa na interação com o meio. Ele constrói esquemas mentais de assimilação para abordar a realidade. Todo esquema de assimilação é construído e toda abordagem à realidade supõe um esquema de assimilação. Quando o organismo (a mente) assimila, incorpora a realidade, a seus esquemas de ação impondo-se ao meio. Só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com