TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avenaria Estrutural

Trabalho Universitário: Avenaria Estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

A alvenaria é um material de construção tradicional que por milhares de anos tem sido usado (DUARTE, 1999). Segundo o mesmo autor, as edificações em alvenaria estão entre as construções que têm maior aceitação pelo homem e não somente hoje, como também nas antigas civilizações como os persas e assírios que tinham os tijolos secados ao Sol, sendo a base de sua construção.

Segundo Hendry (2002), a alvenaria estrutural passou a ser tratada como uma tecnologia de construção civil por volta do século XVII quando os princípios de estatística foram aplicados para a investigação da estabilidade de arcos e domos. Embora no período entre os séculos 19 e 20 tivessem sido realizados testes de resistência dos elementos da alvenaria estrutural em vários países, ainda se elaborava o projeto de alvenaria estrutural de acordo com métodos empíricos de cálculo, apresentando, assim, grandes limitações (HENDRY, 2002).

Podemos conceituar Alvenaria Estrutural como sendo o processo construtivo pelo qual os elementos que desempenham a função estrutural são de alvenaria onde são projetados, dimensionados e executados de forma racional.

No Brasil, no campo das edificações podemos estabelecer duas formas básicas para construção: a primeira seria pelo sistema convencional onde empregamos estruturas reticuladas de concreto armado moldadas no próprio local da obra; a segunda seria utilizando sistemas industrializados, onde são utilizados elementos pré-fabricados ou a própria execução no local da obra, diferenciando-se pela forma mecanizada e racionalizada que são utilizadas na construção. Neste último processo podemos citar que a produção de todas as peças da estrutura reticulada, em concreto armado ou protendido, feitas em usinas de pré-fabricados, para posterior montagem no local determinado na obra e as que utilizam formas metálicas tipo túnel, com concretagem simultânea de paredes e lajes na obra. Os sistemas totalmente industrializados que entregam no local da obra módulos totalmente acabados, com aberturas, vidros, janelas, etc.

Em estruturas metálicas utilizam-se perfis de aço montados nos locais e aplicam-se diversos processos inovadores, sendo que muitos deles podem apresentar problemas patológicos e mesmo inadequação ao uso habitacional. Podemos dizer que alguns destes sistemas foram importados sem a devida adaptação à realidade brasileira.

Podemos dizer ainda que a alvenaria estrutural está enquadrada entre os sistemas industrializados, pois o componente básico de seus elementos estruturais, o tijolo ou bloco são peças modulares feitas em usinas ou indústrias cerâmicas.

A alvenaria estrutural tem-se mostrado como um sistema construtivo eficaz, capaz de atender aos requisitos de verticalização de edifícios e de diminuição dos custos da obra. Ao compararmos o sistema construtivo tradicional em estruturas reticuladas de concreto armado ao de alvenaria estrutural, este sistema gera economia em torno de 10%. Se os projetos forem desenvolvidos integrados entre si e com a execução da obra, pode-se alcançar uma redução de custos ainda maior.

Temos ainda como vantagens a redução de custos, menor diversidade dos materiais empregados na obra, redução na diversidade de mão-de-obra especializada, maior rapidez na sua execução e robustez estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com