TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES REALIZADAS PELA O BOTCÁRIO

Trabalho acadêmico: AÇÕES REALIZADAS PELA O BOTCÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 AÇÕES REALIZADAS PELA O BOTCÁRIO 4

2.1.1 PROPAGANDA 5

2.1.2 PROMOÇÃO DE VENDAS 5

2.1.3 RELAÇÕES PÚBLICAS 5

2.1.4 MARKETING DIRETO 6

2.1.5 VENDAS PESSOAIS 6

2.2 O BOTICÁRIO 6

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual, as empresas se deparam com um numero crescente de concorrentes e com consumidores cada vez mais exigentes. Diante disso, visando se destacar no mercado, as empresas enfrentam grandes desafios na construção de diferenciais que garantam a sua sobrevivência e o seu sucesso.

No âmbito de marketing, o grande desafio para as empresas está relacionado à imagem da marca. Pode-se informar que a força de uma marca esta no relacionamento que a empresa estabelece com seus clientes, também se pode argumentar que o relacionamento é construído a partir de uma serie de ações que a empresa realiza para atender a demanda do mercado-alvo.

Uma empresa que usa estratégia de canais de marketing, entre vários canais encontra-se a FRANCHISING, que é um sistema de distribuição de produtos, tecnologias e serviços. Estabelece que o franqueador conceda ao franqueado o direito de explorar o seu conceito, essa empresa é O Boticário, especializadas em perfumes e cosméticos com sede em São Jose dos Pinhais, Parana, Brasil, fundada em 1977 pelo empresário Miguel Krigsner.

2 DESENVOLVIMENTO

A realização deste trabalho faz-se necessário um estudo das ações, feitas pela franqueadora (O Boticário) e também suas franquias, que contribuem para a imagem da marca.

O Boticário cresceu e conquistou publico através de produtos inovadores, uma rede de lojas de alcance mundial, relações éticas com parceiros, comunidade e pratica constante da responsabilidade social. O Boticário tem o pensamento em servir e ao mesmo tempo estar perto do consumidor, inovou com sistema de franchising no país e são modelos de modernidade e elegância.

A franqueadora destaca ações realizadas que estão em consonância com Comunicação Integrada de Marketing (CIM), que consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma marca, com o objetivo de agregar valor ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo. As empresas e profissionais de marketing devem certificar-se de que as mensagens que chegam aos consumidores sobre produtos e serviços sejam claras, concisas e integradas.

CIM- VATAGENS E RESULTADOS

*Vantagem:

Mensagens conflitantes custam tempo e dinheiro, além de deixar o consumidor confuso. Por isso, é necessário integrar todas as formas de comunicações ao consumidor, de modo que todos os departamentos e meios forneçam a mesma mensagem.

*RESULTADOS:

Criação de uma sinergia. Isto é, os esforços combinados de todas as unidades de negócios têm um efeito maior que a soma dos esforços individuais ou departamentais isoladamente.

2.1 AÇÕES REALIZADAS PELA O BOTCÁRIO

As ações realizadas abrangem as formas de comunicação como: propaganda, promoção de vendas, relações publicas, marketing direto e vendas pessoais.

2.1.1 PROPAGANDA

O termo propaganda geralmente é confundido com publicidade. No entanto, Las Casa (1997) argumenta que a publicidade não é paga, faz parte das atividades realizadas pela área de relações publicas. A propaganda pode ser promocional ou institucional.

A O Boticário em 2009 fez grandes investimentos em marketing, gastando ate 50 milhões de reais em pacotes de campanhas no programa da Rede Globo, Fantástico.

2.1.2 PROMOÇÃO DE VENDAS

É um recurso que as empresas utilizam para se comunicarem com seus consumidores. No entanto ele deve servir de apoio, sendo utilizado, juntamente com outras ferramentas do composto mercadológico.

Com a concorrência do mercado, Avon e Natura, com verdadeiros exércitos de revendedoras vendendo porta a porta, a O Boticário lançou produtos que custavam até 50% menos do que as linhas dos concorrentes, atraindo a classe C, criando assim uma estrutura nos tempos de mercado fraco.

2.1.3 RELAÇÕES PÚBLICAS

Las Casas (1997) destaca que o publico de uma empresa não é formado somente pelos fornecedores, distribuidores e outros grupos externos, mas também pelos funcionários e acionistas, pois se sabe que funcionários satisfeitos geram propagandas favoráveis para a empesa e um bom relacionamento com acionistas acarreta um aspecto positivo para a manutenção da imagem da marca.

A franqueadora não leva em conta apenas o lucro, mas também dados mais subjetivos, com a satisfação do cliente, franqueado e fornecedores. Essa logica é usada também para calcular os bônus dos funcionários.

2.1.4 MARKETING DIRETO

Segundo Kotler e Armstrong (2003), o marketing direto consiste em comunicações diretas, dirigidas a consumidores selecionados a fim de obter respostas imediatas e cultivar relacionamentos. Ele é utilizado em vendas por catálogo, mala direta, telemarketing e internet.

Em pouco tempo, principalmente pela propaganda boca a boca, as pessoas passaram a se deslocar até a farmácia em busca dos produtos, que já eram sinônimos de qualidade.

2.1.5 VENDAS PESSOAIS

Para Kotler e Armstrong (2003), venda pessoal é a apresentação pessoal feita pela força de vendas com propósito de concretizar vendas.

O aumento da idade média da população e a maior participação da mulher no mercado de trabalho também impulsionam os cosméticos. Os brasileiros vêm gastando cada vez mais com cremes, batons, perfumes, são itens básicos do dia a dia, a Boticário é uma das poucas empresas a aproveitar esse fenômeno social com muitos pontos de venda no país.

2.2 O BOTICÁRIO

O que faz a empresa de sucesso é uma combinação de fatores, como estar na hora certa, país certo, e com estratégia certa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com