TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aço E Ferro

Dissertações: Aço E Ferro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de Aço

O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas. É uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo). Portanto, o seu componente principal é o metal ferro, obtido em siderúrgicas por meio do seu principal mineral, a hematita, Fe2O3.

Curiosidades

Graças a sua versatilidade e propriedades o aço foi um elemento fundamental à Revolução Industrial, mas nem por isso tornou-se datado. Por agredir pouco o meio ambiente e ser altamente reciclável, ele adequa-se totalmente às necessidades atuais da indústria, sendo por isso uma matéria-prima ecologicamente correta.

Definição de Ferro

O ferro é um metal muito utilizado pelas indústrias. É encontrado na natureza na forma de minério. O minério de ferro apresenta-se nas jazidas misturado com impurezas e terra. Após passar por um processo de limpeza e purificação, o minério de ferro é levado para fornos de alta temperatura nas siderúrgicas. Neste processo ele e transformado em ferro gusa, de consistência dura, porém quebradiça.

Curiosidades

Conhecido pela sua utilização vasta em função de ser barato e resistente, apesar da oxidação pelo componente oxigênio do ar, formam ligas importantes na indústria tais como o aço-carbono que é uma mistura de ferro e carbono, misturado com níquel e cromo, origina o aço-inoxidável, presente em inúmeras estruturas metálicas.

Diferenças entre o Aço e o Ferro

Para quem trabalha em empresas que tenha como matéria prima o aço e ferro é fácil distinguir as suas diferenças. Porém, ainda existem uma certa confusão. “No caso do ferro gusa (fabricado no Alto forno) e o aço (produzido na Aciaria) tem como principal distinção o teor de carbono com valores abaixo de 2,1%, no aço, e 2,1%, acima, no ferro gusa”.

No que diz respeito a grande diferenciação entres os metais, é que o aço sólido é deformável mecanicamente (no processo chamado laminação) sem comprometer a sua estrutura. Mas, quando o teor de carbono ultrapassa a marca dos 2,1%, é necessário que o material esteja em forma líquida para ser moldado. “Em outras palavras, quanto maior o teor de carbono, menor a ductilidade (o grau de deformação que um material suporta antes da sua quebra)”.

Bibliografia:

http://www.jomafer.com.br/noticias/curiosidades-sobre-o-aco

http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/ferro/

http://www.brasilescola.com/quimica/aco.htm

http://www.thyssenkrupp-csa.com.br/pt/noticias/comunicado-a-imprensa/single-view/archive/2013/01/04/article/ferro-x-aco-voce-sabe-a-diferenca.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com