TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações Civeis

Trabalho Universitário: Ações Civeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  1.914 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS

CURSO DE DIREITO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL V

Profª. Hélvia Túlia Sandes Pedreira

1ª Trabalho

NOME :

Todas as respostas discursivas devem ser fundamentadas, com indispensável referência aos artigos do Código de Processo Civil e da Legislação aplicáveis a cada caso.

1 – ( OAB/NACIONAL/2009.3) Marla, por meio de contrato escrito, emprestou a Ana R$ 110 mil, que deveriam ser devolvidos em 30/4/2009. Na data do vencimento, Luíza, na condição de terceira juridicamente interessada, procurou Marla para efetuar o pagamento, e esta se recusou a recebê-lo. Em razão da recusa, Luíza procurou advogado para informar-se a respeito da medida judicial cabível para proteger o direito de Ana, sobretudo, em razão da mora.

Em face dessa situação hipotética, indique a providência judicial cabível e esclareça se Luíza possui legitimidade para o seu ajuizamento. Indique, também, o(s) efeito(s) jurídico(s) do pagamento caso Marla venha a receber a quantia consignada, tudo devidamente fundamentado.

A ação proposta será a de consignação em pagamento. Segundo parte da doutrina e jurisprudência dominante, Luiza, na condição de terceira juridicamente interessada, tem sim a legitimidade ativa para o ajuizamento da presente demanda, tendo em vista que a mesma possa se dar através de terceiro interessado ou sucessor do devedor. Entende a doutrina que uma vez, porém, que o direito material confere também a terceiros a faculdade de realizar o pagamento, prevê, de forma expressa, o art. 890 do Código Processual a legitimidade ativa, igualmente, para esses terceiros, muito embora estranhos à relação obrigacional que se deduz em juízo .Caso Marla venha receber a quantia importará o reconhecimento da mora accipiendi, reconhecendo a procedência do pedido com a declaração de extinção da obrigação, e sobretudo, a condenação de Marla na condição de demandado ao ônus processuais.

Luiza tbm poderá utiliza a consignação em pagamento extrajudicial, tendo em vista ser uma obrigação em dinheiro

02 - PAULO interpôs AÇÃO DE PRETAÇÃO DE CONTAS em face do BANCO ITAÚ, requerendo a prestação de contas das operações bancárias realizadas. PAULO afirma ter firmado contrato com a instituição Bancária para movimentação de conta corrente, com sucessivos contratos vinculados à mesma. O mandato outorgado comprova que o BANCO tinha poderes para, em nome do autor, realizasse empréstimos para financiar eventual débito mensal proveniente da utilização do limite do cheque especial.

Em sede de contestação o Banco alega não existir entre as partes vínculo capaz de gerar a obrigação de prestar contas; não ter PAULO se insurgido, à época do lançamento, contra os encargos contratuais e juros aplicados. Afirma, também, ter PAULO impugnado genericamente os valores lançados nos extratos bancários.

Diante da situação hipotética responda, justificadamente, aos questionamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com