TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO PATRIMONIAL

Casos: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  2.027 Visualizações

Página 1 de 3

Inferência

Embora o Balanço represente uma situação aparentemente estática, infor¬mando, portanto, sobre o passado e o presente principalmente, ele, como todas as peças contábeis, apresenta um poder informativo de natureza preditiva, na medida em que os usuários, sabedores do cuidado e do zelo com que foi elaborado o Balanço, podem inferir, com alguns ajustes pessoais adicionais, as seguintes dimensões básicas, importantes para a tomada de decisões visando ao futuro:

 posição de liquidez e endividamento;

 a representatividade dos principais grupos patrimoniais como, por exemplo, o Imobilizado comparado com o Patrimônio Líquido, o Cir¬culante Passivo (Exigível a Curto Prazo) com o Circulante Ativo (Rea¬lizável a Curto Prazo) etc.;

 se as contas tiverem sido avaliadas e colocadas em termos de poder aquisitivo da data do Balanço, ou estiverem expressas em algum tipo de moeda forte, ou a custos de reposição etc., o Balanço pode ser uma indicação inicial de quanto um investidor deveria investir, apro¬ximadamente, para ter uma empresa equivalente.

É evidente que as avaliações e comparações anteriores e outras ficam fortalecidas à medida que se dispõe de Balanços para mais de um período, de Balanços de empresas concorrentes etc.

O poder preditivo geral do Balanço Patrimonial, entretanto, consiste em dar uma razoável dose de confiança em que, se os eventos retratados se repetirem, os resultados serão equivalentes, no futuro.

Passado e Futuro

Assim, o Balanço é uma sombra do passado que se projeta para o futuro. Os analistas deverão fazer as estimativas necessárias para ajustar o Balanço às mudanças nas expectativas e transações. Também, não se pode esquecer que o próprio Balanço já incorpora estimativas, como depreciações, provi¬sionamentos etc.

UMA ESTRUTURA DE BALANÇOS NÃO USADA ENTRE NÓS

O Balanço Patrimonial não dispensa uma boa estruturação das principais categorias de Ativos e Passivos bem como, residualmente, do Patrimônio Lí¬quido, que o compõem.

O lado esquerdo do Balanço tem sido, tradicionalmente, o lado do Ativo. Uma estruturação que se poderia considerar seria (bastante típica de Balanços Europeus):

Balanço Europeu (antes do processo de harmonização Contábil)

No lado do Ativo, iniciar-se com o de Longo Prazo terminando nas dispo¬nibilidades (é a ordem inversa à adotada pela legislação brasileira), portanto em ordem crescente de liquidez. No lado do passivo, idem, eliminando o grupo Resultado de Exercícios Futuros.

ATIVO

Ativo Não Circulante

Imobilizações Técnicas

Imobilizações Financeiras

Diferidos

Realizável a Longo Prazo

Ativo Corrente

Estoques

Recebíveis

Disponibilidades PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Passivo Exigível a Longo Prazo

Passivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com