TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANÇO PATRIMONIAL

Dissertações: BALANÇO PATRIMONIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

BALANÇO PATRIMONIAL

É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.

O PRINCÍPIO DA ESSÊNCIA SOBRE A FORMA

A fim de que a informação contábil represente fielmente a transação e outros eventos que ela tem de representar, é necessário que os eventos sejam contabilizados e as informações sejam apresentadas de acordo com sua substância e realidade econômica e não meramente com sua forma legal.

A substância das transações e de outros eventos nem sempre é consistente com o que transparece de seu aspecto legal e formal. Por exemplo, uma empresa pode desembaraçar-se de um ativo para outra pessoa, física ou jurídica, de tal forma que a documentação trate de assegurar que a propriedade legal foi passada para aquela pessoa.

CONVENÇÕES CONTÁBEIS

As restrições aos princípios representam o complemento dos Postulados e Princípios, no sentido de delimitar-lhes conceitos, atribuições e direções a seguir e de sedimentar toda a experiência e bom senso da profissão no trato de problemas contábeis. Se os princípios norteiam a direção a seguir e, às vezes, os vários caminhos paralelos que podem ser empreendidos, as restrições, à luz de cada situação, nos dirão as instruções finais para a escolha do percurso definitivo. As convenções também serão enunciadas. Entretanto, tais enunciações serão apenas indicativas e terão menor peso do que no caso dos princípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com