TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BANCO DE DADOS NOSQL

Projeto de pesquisa: BANCO DE DADOS NOSQL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

É fato de que a maior parte dos bancos de dados existentes no mercado hoje são do tipo modelo relacional. Mas fatores novos estão mudando essa história, pelo menos no que se refere ao crescimento intenso da quantidade de dados de certas organizações, e algumas limitações do modelo relacional têm ajudado para alternativas de banco de dados apareçam buscando sanar essas limitações. A alternativa que tem ganhado bastante espaço nas organizações são os banco de dados chamados de NoSQL. Neste artigo, são apresentadas as principais características desses bancos de dados e, em especial, veremos as características do Banco de Dados Orientado a Documento MongoDB.

SGBDS RELACIONAIS

Surgido nos anos 70, os SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) relacionais tem recursos que são importantes para facilitar o processo de criação e manutenção de sistemas, alguns deles são: a verificação e garantias de integridade dos dados, o gerenciamento de concorrência, recuperação de falhas, processos de uso de validação, a segurança, a otimização de consultas, etc..

Os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados relacionais mais conhecidos são: SQL Server, Oracle, PostgreSQL, MySQL, etc. Usam uma linguagem de manipulação, consulta e definição chamada SQL (Structured Query Language), que foi criada são as relações (ou tabelas), as quais são compostas de linhas (ou tuplas) e colunas (ou atributos).

Graças ao intenso crescimento do número de aplicações, soluções, recursos e tudo o que se refere a sistemas computacionais nas últimas décadas, o volume de dados associados a tais tipos de sistemas também teve um ritmo de crescimento acelerado. É justamente aí, nesses lugares nos quais o grande volume de dados é o problema, esses bancos baseados no Modelo Relacional, não tem sido eficientes o bastante. E essa é a dificuldade real do uso do Modelo Relacional: a difícil tarefa de conciliar a demanda por escalabilidade cada vez mais intensa.

BANCOS DE DADOS NOSQL

É na Web que encontramos a maior inspiração para o desenvolvimento de novas tecnologias de Banco de Dados. Tudo por causa da necessidade que surge para suprir as aplicações web que cada vez mais tem um grande volume de dados e requisitos diferenciados, como o elevado grau de disponibilidade a escalabilidade sob demanda, surge então uma nova categoria de SGBDs, conhecida como NoSQL, abreviação de Not Only SQL (não apenas SQL), criada inicialmente para foi proposta com o objetivo de atender aos requisitos de gerenciamento de grandes volumes de dados, semi-estruturados ou não estruturados. Ou seja, sendo utilizado principalmente em casos em que o Modelo Relacional não apresentava performance adequada.

É importante deixar claro que o NoSQL não veio para substituir os bancos de dados relacionais. Os bancos de dados NoSQL servem para uma gama de problemas que nem sempre são os mesmos dos bancos de dados relacionais. E quando se fala em NoSQL sempre se fala das grandes vantagens em termos de escala em comparação aos SGBDs relacionais. Não é verdade que os bancos de dados relacionais não escalam. A verdade é que eles não escalam com facilidade. Abaixo um esquema básico de aplicação web:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com